Grupo Movidos Dança leva espetáculo “Nuvem de Pássaros” à Canoas (RS) e Porto Velho (RO)

Grupo Movidos Dança leva espetáculo "Nuvem de Pássaros" à Canoas (RS) e Porto Velho (RO)

As duas cidades fazem parte do encerramento da turnê do Palco Giratório, contemplando 18 cidades de vários estados do país

Próximo ao encerramento da turnê do Palco Giratório do SESC, o grupo potiguar de dança contemporânea Movidos Dança chega com seu espetáculo “Nuvem de Pássaros” à Canoas, no Rio Grande do Sul, e depois à Porto Velho, em Rondônia. Em Canoas, a apresentação acontece na próxima terça (12) no Teatro do Sesc Canoas, já em Porto Velho, a sessão será no dia 17, no Teatro Guaporé.

Essa foi a maior turnê do Movidos Dança em 2024, começando em maio com abertura em Curitiba, passando por Fortaleza e Recife. Em junho, o espetáculo passou por Brasília e em julho, por Campo Grande. Já em agosto e setembro, “Nuvem de Pássaros” foi apresentado em Florianópolis, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Petrolina, Maringá, São Luís, Macapá, Garanhuns, João Pessoa e Campina Grande. Além de Canoas e Porto Velho, a turnê faz ainda uma última apresentação em Mossoró (22 de novembro).

A obra “Nuvem de Pássaros” surgiu a partir do convite que o diretor artístico Anderson Leão recebeu para coreografar a companhia Ya Danza, da cidade de San José, na Costa Rica. Como resultado desse desafio surgiu a obra intitulada Nube de Pájaro, lançada pela companhia costarriquenha em 2018. No mesmo ano a obra foi apresentada pelo grupo Ya Danza em São Paulo, no Festival Entre Arte e Acesso, onde o Movidos Dança fez a sua estreia nos palcos com uma obra também dirigida por Anderson.

“Em 2021, através do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança, eu trouxe a ideia de recriar a obra ‘Nuvem de Pássaros’, adaptando para a realidade social dos corpos e vivências dos integrantes do grupo Movidos Dança no Brasil. A obra foi apresentada em importantes encontros e festivais, como o Pra Dançar em Curitiba/Ponta Grossa no Paraná, Encontro Internacional de Artes Cênicas em Natal, Aldeia Sesc em Caicó, no Projeto Movidos à Dança 2022 com circulação por seis cidades do Rio Grande do Norte e agora circulando por todo país através do Palco Giratório do SESC”, comenta Anderson Leão, diretor artístico do Movidos.

Para Anderson, o Palco Giratório do SESC proporcionou ao Movidos Dança uma visibilidade sem precedentes para o espetáculo “Nuvem de Pássaros”, possibilitando que o grupo se estabelecesse como um dos grandes representantes da dança contemporânea brasileira.

“A experiência intensa e enriquecedora dessa circulação não apenas fortaleceu a presença do grupo no cenário cultural nacional, mas também sublinhou a importância de iniciativas como o Palco Giratório para o intercâmbio e a democratização da cultura. O grupo retorna dessa turnê com um amadurecimento artístico, refletindo a vivência de um Brasil plural e diverso, e com o impulso de continuar levando sua arte a novos destinos”, destaca.

Conheça o Movidos Dança

Movidos Dança é um grupo de dança contemporânea sediado em Natal, cujo objetivo é promover uma nova perspectiva para a dança na investigação da identidade de corpos diversificados sem delimitar padrões estéticos tradicionais como meio para a execução da cena artística. O grupo foi idealizado pelo coreógrafo e diretor artístico Anderson Leão e pelo bailarino Daniel Silva, em 2018. Composto por pessoas com e sem deficiência, tem se dedicado aos estudos do movimento contemporâneo, com a proposta de fomentar e oferecer ao cenário cultural um espaço de possibilidades para a cena artística com corpos diversificados.

PROGRAMAÇÃO:

CANOAS (RIO GRANDE DO SUL)
Data: 12 de novembro
Local: Teatro do Sesc Canoas
Horário: às 19h

PORTO VELHO (RONDÔNIA)

Data: 17 de novembro
Local: Teatro Guaporé
Horário: às 20h

FICHA TÉCNICA – Nuvem de Pássaros

Concepção e Direção Artística: Anderson Leão
Bailarinos Colaboradores:
Ariadna Medeiros, Daniel Silva, Michael Skimo, Rodolpho Santtos e Rudson Bolcante
Produção executiva: Rafael Telles
Assistente de produção: Ariadna Medeiros
Fotografia: Pablo Pinheiro
Programação visual: Anderson Leão
Mixagem de som: Anderson Leão
Desenho de luz: Gewanderson Tinoco (Macarrão)
Concepção de figurino: Luna Isaac e Anderson Leão
Cenário: Anderson Leão e Tatiane Fernandes
Desenho de projeto: Ana Paula Medeiros
Assessoria de imprensa: Letra A Comunicação
Duração: 45 min
Classificação: Livre
Ano de Estreia: 2022

Fotos: Brunno Martins/Divulgação

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo