O projeto Mais Escolha foi criado para promover dignidade e autonomia alimentar, oferecendo suporte fundamental a comunidades que enfrentam insegurança alimenta
O Instituto Assaí, responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista, iniciou a segunda fase do projeto Mais Escolha, que apoia famílias em vulnerabilidade social. Nesta nova etapa, o programa triplicou o número de cidades atendidas e chega a nove municípios do Norte e Nordeste, beneficiando cerca de 2 mil pessoas.
No Nordeste, o projeto vai atender famílias de seis cidades:
- AEACA O Consolador, em Maceió/AL
- Instituto Maria da Penha, em Cabo de Santo Agostinho/PE
- Instituto Ágatha, em Aracaju/SE
- IDESQ, em Fortaleza/CE
- Fundação Cajuína, em Teresina/PI
- Casa do Sol Padre Luís Lintner, em Salvador/BA
O projeto Mais Escolha foi criado para promover dignidade e autonomia alimentar, oferecendo suporte fundamental a comunidades que enfrentam insegurança alimentar. O programa opera em duas frentes: cada família recebe um cartão recarregado mensalmente por seis meses, que pode ser utilizado na compra de alimentos nas lojas Assaí, além de participar de atividades de educação alimentar e nutrição, com o objetivo de aprimorar a relação com os alimentos.
Cada beneficiário recebe R$ 105 mensais, valor calculado com base no critério de pobreza extrema do governo federal. As famílias são indicadas por organizações locais parceiras, priorizando lares chefiados por mulheres negras e monoparentais.
Na primeira fase, que ocorreu entre setembro de 2023 e maio de 2024 em Santarém (PA), Serrinha (BA) e no bairro Capão Redondo, em São Paulo (SP), os resultados foram positivos, incentivando a ampliação da iniciativa. “Combater a fome no Brasil é uma missão diária. Quando lançamos o Mais Escolha em 2023, priorizamos as regiões Norte e Nordeste por serem as mais afetadas pela desigualdade social no país. Esta expansão reafirma nosso compromisso com uma sociedade mais justa”, declara Fabio Lavezo, Gerente de Investimento Social e Sustentabilidade do Assaí.
A nova fase conta com o suporte de diversas organizações locais do Norte e Nordeste, responsáveis pelo mapeamento e seleção das famílias que receberão o benefício. Além do auxílio alimentar, o Instituto Assaí também distribui materiais educativos sobre alimentação e nutrição para incentivar escolhas conscientes.
Paralelamente ao Mais Escolha, o Instituto também atua com outros projetos de segurança alimentar, como o programa Cozinhas Solidárias, que distribui refeições em comunidades de extrema pobreza, beneficiando pessoas em situação de rua, e as Doações Emergenciais, que já distribuíram mais de 3,5 milhões de refeições entre janeiro e setembro de 2024 em todo o país.
Sobre o Instituto Assaí
O Instituto Assaí é a organização social do Assaí Atacadista. Criado em 2022, ele mantém a tradição da Companhia em realizar ações sociais, e tem como propósito promover oportunidades e caminhos de prosperidade para o desenvolvimento de pessoas e de comunidades em todo o país. Isso é realizado por meio de iniciativas em: empreendedorismo, alimentação e esporte. Mais informações: https://institutoassai.org.br/
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.