Grupo de Teatro Facetas inicia celebração de 25 anos com circulação de espetáculo infantil

Grupo de Teatro Facetas inicia celebração de 25 anos com circulação de espetáculo infantil

O grupo vai apresentar o espetáculo infantil “Sal, Menino Mar” em cinco municípios do Rio Grande do Norte de forma gratuita

Fundado em 1999, o Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias dá início à celebração dos seus 25 anos de trajetória artística com a Caravana de Circulação do espetáculo infantil Sal, Menino Mar. A turnê passará por cinco municípios do Rio Grande do Norte, com a primeira apresentação marcada para esta quinta-feira (14), na Escola Municipal Deputado Erivan França, localizada na Praia de Pirangi, em Parnamirim/RN.

Criado por jovens da Escola Estadual Berilo Wanderley, o Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias tem uma trajetória voltada para o Teatro Popular, em diálogo direto com a formação cidadã por meio da arte. Fundado no pátio da escola em 1999, o grupo se consolidou na cena teatral potiguar, tanto pela montagem de espetáculos quanto pela criação do TECESol, um dos espaços mais importantes para as artes cênicas no Brasil.

Em 2024, ano em que celebra seus 25 anos de atividades, o grupo passa a coordenar o Comitê de Cultura do Rio Grande do Norte, vinculado ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura. Além disso, retoma o Cineclube Boi de Prata, projeto desenvolvido entre 2010 e 2012, que agora volta à ativa por meio da Lei Paulo Gustavo, com o apoio da Fundação José Augusto e da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Rio Grande do Norte.

Para Rodrigo Bico, um dos fundadores do grupo, poder realizar o trabalho artístico e subir ao palco é uma das grandes alegrias do Facetas. “Nestes 25 anos, o Facetas se consolida como o fundador do TECESol, um espaço cultural de enorme importância para as artes cênicas, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Norte. Temos o nosso Cineclube Boi de Prata e, agora, estamos coordenando o Comitê de Cultura do RN. Mas o que realmente nos deixa felizes é fazer o nosso trabalho artístico, é poder subir no palco”, delcara Rodrigo.

“Nada melhor do que celebrar os 25 anos do grupo apresentando nossa arte, circulando por diversos lugares e cidades. Estamos muito felizes em levar esse espetáculo que tanto amamos, com a reflexão ambiental que Sal, Menino Mar traz, e com essa parceria de longa data com a Oceânica. É muito bom poder circular, apresentar nosso trabalho, chegar perto das pessoas e mostrar o que fazemos por onde passamos.”, completa.

Educação ambiental no palco

Com direção e dramaturgia de Enio Cavalcante, o espetáculo Sal, Menino Mar conta com as atuações de Carol Cantídio, Giovanna Araújo e Rodrigo Bico. Na trama, Sal, um menino que mora em uma pequena praia, é apaixonado pelo mar e pelas espécies marinhas. Certo dia, ele presencia sua comunidade sendo atacada por bombas de lixo, aparentemente lançadas pelo próprio mar em direção à Vila de Pescadores onde vive. Movido por sua paixão pelo oceano, Sal embarca em uma grande aventura nas profundezas do mar para salvar os oceanos dessa misteriosa ameaça.

Animais marinhos e seres encantados ganham vida neste espetáculo divertido e educativo, que convida o público a refletir sobre os problemas causados pelo descarte irresponsável de resíduos sólidos nos nossos oceanos.

A caravana faz parte das comemorações dos 25 anos do Grupo Facetas e será realizada em uma Kombi movida a GNV (Gás Natural Veicular), combustível limpo e que emite níveis muito baixos de resíduos nocivos ao meio ambiente. Inclusive, com menor emissão de poluentes comparado aos outros combustíveis fósseis. A realização desse projeto também se soma a “Semana Lixo Zero”, uma plataforma de mobilização social que é um convite à sociedade para a reflexão sobre o consumo e a responsabilidade pelos resíduos e que tem como objetivo disseminar as boas práticas Lixo Zero, para diversos públicos e segmentos sociais, por meio de ações, eventos e campanhas.

Até o fim de novembro a Caravana percorrerá ainda os municípios de Natal, São Gonçalo, Macaíba e Tibau do Sul. Cada localidade receberá uma Oficina de Construção de “Pufes” com materiais reciclados e uma Palestra na temática Ambiental com integrantes da OSC Oceânica sobre o descarte responsável dos resíduos sólidos e sobre os efeitos do lixo encontrado e jogado nos Oceanos, além da apresentação do espetáculo infantil do grupo.

A Circulação conta com o apoio da Semana RN Lixo Zero, OSC Oceânica e com patrocínio do Programa Câmara Cascudo, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Potigás através do Edital Natural como Fazer o Bem.

Serviço

Caravana Sal, Menino Mar – A Arte ajudando a preservar o meio-ambiente potiguar
Municípios visitados: Parnamirim, Natal, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Tibau do Sul

Datas:

Parnamirim – 14/11 às 15h30 – Local: Escola Municipal Prefeito Erivan França
Tibau do Sul/Pipa – 22/11 às 16h – Local: Praça do Pescador
São Gonçalo do Amarante – 27/11 às 10h – Local: CMEF Profª Maria Antonia
Natal – 29/11 às 10h – Local: Escola Municipal Arnaldo Monteiro
Macaíba – 30/11 às 16h – Local: Solar Ferreiro Torto

Ficha Técnica:

Direção e Dramaturgia: Enio Cavalcante
Elenco: Carol Cantídio, Giovanna Araújo e Rodrigo Bico
Técnico de Som: Yago Caetano
Designer Gráfico: Filipe Anjo
Fotografias e Vídeos: Márcio Franco
Assessoria de Comunicação: Cecí Oliveira – Comunica Ceci

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo