Economia do RN registra crescimento histórico com PIB de 6,2% em 2024

Economia do RN registra crescimento histórico com PIB de 6,2% em 2024

Avanço é impulsionado pela recuperação do comércio e serviços; estado lidera geração de empregos formais no Nordeste

O Rio Grande do Norte vive um momento econômico histórico em 2024, segundo análise divulgada pela Fecomércio RN no dia 1° de novembro. Baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na “Resenha Regional de Assessoramento Econômico” do Banco do Brasil, a avaliação aponta um cenário de forte recuperação econômica, com recordes na geração de empregos e crescimento destacado no setor terciário.

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado é projetado para crescer 6,2% em 2024, mais que o dobro da média nacional, que é de 3%, e também acima da média do Nordeste, de 3,3%. Segundo o estudo do Banco do Brasil, esse desempenho impressionante se deve a um conjunto de fatores que incluem políticas de incentivo econômico e a resiliência do setor produtivo local.

No comércio varejista, a recuperação é evidente. Até agosto, houve um aumento real de 5,7% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2023, quando o setor ainda enfrentava queda (-0,3%). A área de serviços também registrou um crescimento de 1,1% até o mês de setembro, consolidando a importância do setor terciário na economia estadual.

A geração de empregos formais segue a mesma tendência. No acumulado até setembro, o RN criou 31.488 vagas, 63% das quais no setor terciário, representando um aumento de 60% em relação ao ano anterior. O estado também alcançou a menor taxa de desemprego da série histórica da PNAD Contínua (9,1%) no segundo trimestre.

Para Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, o sucesso econômico é reflexo de estratégias acertadas. “O comércio e os serviços têm sido motores dessa recuperação, gerando empregos e sustentando o crescimento do estado. A manutenção de um ICMS mais competitivo certamente foi uma medida que ajudou a potencializar esses resultados, sendo algo imprescindível para que possamos manter este ritmo de crescimento”, ressaltou.

O acesso facilitado ao crédito, a elevação da renda média e a diminuição do endividamento das famílias são apontados como fatores cruciais que sustentam o dinamismo da economia potiguar, projetando um futuro promissor para o estado.

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo