Valor será investido em projetos em prol da cura do câncer infantojuvenil e da educação de estudantes de escolas públicas, além de apoiar a reconstrução do RS
O McDia Feliz, maior campanha de impacto social do McDonald’s, celebra a arrecadação de R$26,2 milhões na edição deste ano que, pela primeira vez, está ampliando seu impacto para além da educação e saúde de crianças e jovens do Brasil, e destinará R$1,5 milhão ao Fundo Aberto, gerido pelo Instituto Ronald McDonald, que tem como objetivo oferecer apoio às famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Desde 2018, parte do valor arrecadado é revertido para os projetos do Instituto Ayrton Senna, que tem como missão criar oportunidades para que estudantes e educadores brasileiros alcancem todo o seu potencial. Em 2024, o instituto celebra 30 anos e, ao longo desse período, já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a estudantes em todo o país e acelerou de 3 a 10 vezes os resultados educacionais em mais de mil municípios. Com a arrecadação do McDia Feliz deste ano, o Instituto investirá em 7 projetos de educação, sendo um deles o programa Diálogos Socioemocionais, que visa desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes e incentivar sua formação plena.
Outra parte da arrecadação é destinada ao Instituto Ronald McDonald, que também celebra uma data importante em 2024. O instituto comemora 25 anos de impacto positivo no país, promovendo saúde e bem-estar para famílias antes, durante e após o tratamento oncológico, contribuindo com o aumento das chances de cura do câncer infantojuvenil no Brasil. Nesses anos, o instituto já beneficiou diretamente mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes e capacitou mais de 40 mil profissionais e estudantes da área de saúde e sensibilizou profissionais da educação básica em diagnóstico precoce, já que quanto mais cedo o câncer é identificado, maiores são as chances de cura. Com o valor do McDia Feliz 2024, o instituto apoiará 80 projetos de 49 instituições que atuam com oncologia pediátrica de Norte a Sul do país.
Em maio deste ano, a Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, criou um Fundo Aberto para a arrecadação de recursos em prol da recuperação e reconstrução dos sonhos das famílias do Rio Grande do Sul. Como parte do compromisso da companhia e do sistema McDonald’s, além do R$1 milhão doado no lançamento do fundo, R$1,5 milhão da arrecadação do McDia Feliz 2024 também será destinado à iniciativa, que tem como prioridade as seguintes frentes:
- Segurança Alimentar: suporte básico de alimentos para famílias.
- Água Potável: garantir acesso a água potável nas moradias reestabelecidas ou novas moradias.
- Saúde: acesso e navegação de pacientes no SUS, controle de novas doenças e suporte ao reestabelecimento da saúde física e mental.
- Resgate Cidadania: acesso a direitos, documentos e empoderamento das famílias.
Graças a mobilização, solidariedade e engajamento de clientes, colaboradores, voluntários, parceiros e fornecedores, a campanha do McDia Feliz soma mais de R$425 milhões destinados à saúde e educação de crianças e jovens e mais de 11 milhões de vidas transformadas ao longo desses 36 anos de compromisso com a sociedade.
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.350 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 30/06/2024). A empresa também utiliza sua plataforma ESG, Receita do Futuro, para impactar positivamente as comunidades onde está presente. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna acelera a qualidade da educação pública no Brasil. Desde 1994, inspirados pelo legado do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna, o Instituto aplica conhecimentos para levar programas educacionais inovadores para escolas públicas, impactando cada vez mais crianças e jovens do Brasil. Por meio de suas propostas, oferece formação de educadores, materiais didáticos e ferramentas de gestão e avaliação para redes de ensino em todo o país. Também se dedica à pesquisa e inovação em educação e promove mobilização social a favor da causa. Em 30 anos de história, já realizou mais de 36 milhões de atendimentos a crianças e jovens em 3 mil municípios brasileiros. Para saber mais, acesse o site https://institutoayrtonsenna.org.br/
Sobre o Instituto Ronald McDonald
Organização sem fins lucrativos, o Instituto Ronald McDonald há 25 anos atua para promover a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura do câncer infantojuvenil. Para atingir esse objetivo, o Instituto Ronald McDonald trabalha promovendo programas ligados à capacitação de profissionais e estudantes de saúde ao diagnóstico precoce, estruturação de hospitais especializados, a hospedagem para famílias que residem longe dos hospitais, e projetos que visem a disseminação de conhecimento sobre a causa. A ONG faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países, coordenando os programas globais: Casa Ronald McDonald, voltado para a hospedagem, transporte e alimentação dos pacientes; e o Programa Espaço da Família Ronald McDonald, que torna menos desgastante o dia a dia das famílias durante o tratamento. No Brasil, há ainda outros dois programas locais: Atenção Integral e Diagnóstico Precoce, com ações específicas de combate ao câncer infantojuvenil. O Instituto conta com o apoio de diversas empresas e pessoas físicas para desenvolver e manter seus programas. Saiba mais sobre os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.