UFERSA ganha estrutura acadêmica reforçada

UFERSA ganha estrutura acadêmica reforçada

Os recursos permitiram a aquisição de computadores de última geração, equipamentos, aparelhos de ar-condicionado e mobiliário

O deputado federal General Girão destinou recursos à Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), promovendo avanços acadêmicos com a criação de novos espaços de pesquisa e inovação e melhorias em diversas unidades da instituição. A emenda, no valor de R$ 1.000.038,00, foi encaminhada pelo antigo Ministério da Economia por meio da operação TVU, e exigiu articulações entre o município de Mossoró, a UFERSA e a Fundação Guimarães Duque (FGD), incluindo a aprovação de um Projeto de Desenvolvimento Institucional pelo CONSAD, para viabilizar o repasse.

O professor Hudson Palhano, à época Assessor Especial da Reitoria da UFERSA, liderou as tratativas institucionais entre a universidade, o município e a FGD, viabilizando o processo de transferência. Após meses de articulações, os recursos foram finalmente repassados à FGD em 6 de janeiro de 2022. A execução do projeto ficou sob a responsabilidade do servidor Júlio César Rodrigues, então Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Os recursos permitiram a aquisição de computadores de última geração, equipamentos, aparelhos de ar-condicionado e mobiliário, possibilitando a criação de cinco novos espaços de pesquisa e inovação tecnológica: Coworking da UFERSA, Coworking de Angicos, Coworking do Núcleo de Práticas Jurídicas e Sociais, Casa de Leitura e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Além disso, unidades acadêmicas e administrativas como o Setor de Produção de Mudas (SEPROM), o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSAH), o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), a Pinacoteca, o Centro Tecnológico do Agronegócio (CTARN) e o Campus Angicos também foram contempladas, conforme detalhado no Relatório Oficial da Prestação de Contas.

“O investimento na UFERSA reafirma o compromisso com a oferta de educação de qualidade e a formação de futuros profissionais capacitados. Vestimos a camisa da UFERSA e continuaremos a buscar avanços que beneficiem nossa comunidade acadêmica e a sociedade como um todo”, destacou o deputado.

O Relatório de Prestação de Contas foi finalizado e assinado nesta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, pelo Coordenador do Projeto, e enviado à PROPLAN/UFERSA.

Recordista de emendas

O deputado federal General Girão lidera o ranking de repasses para a UFERSA entre os parlamentares da bancada do RN. De 2020 a 2024, ele destinou R$ 5,6 milhões à universidade, contribuindo para projetos que fortalecem ensino, pesquisa, extensão e inovação. Entre os projetos de destaque estão o Pilote Seguro e o Núcleo de Equoterapia do Semiárido (NESA).

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo