Complexo Hidrossocial Oiticica protege biodiversidade com resgate de mais de 1.500 animais

Complexo Hidrossocial Oiticica protege biodiversidade com resgate de mais de 1.500 animais

Programa ambiental do Governo do RN assegura relocação da fauna antes da inundação da bacia hidráulica

A construção do Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu, destaca-se não apenas pela sua magnitude como obra de infraestrutura hídrica, mas também pelo compromisso ambiental com a preservação da fauna local. Desde setembro de 2023, o Programa de Resgate e Afugentamento de Fauna, conduzido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), já salvou e realocou mais de 1.500 animais de áreas que serão inundadas pela barragem.

O programa, executado pelo Consórcio QS Oiticica, envolve uma equipe de cinco biólogos que atua diariamente na identificação e recolhimento de animais em uma área de 8 mil hectares. Os animais resgatados incluem cobras, lagartos, tatus e anfíbios, que são cuidadosamente examinados e relocados para 78 áreas de proteção dentro da bacia hidrográfica.

Karolynne de Freitas Martins e Silva, bióloga responsável pela coordenação do projeto, destacou a importância da iniciativa para a preservação ambiental e o equilíbrio ecológico. “Além de proteger a fauna local, estamos contribuindo para a manutenção da biodiversidade e para a resiliência ambiental diante das mudanças climáticas”, afirmou.

A barragem Oiticica, que está com 99,81% das obras concluídas, tem previsão de conclusão em dezembro de 2024. Com capacidade para armazenar até 598 milhões de metros cúbicos de água, a estrutura beneficiará cerca de 300 mil pessoas em 22 municípios do Seridó, assegurando abastecimento hídrico de qualidade e segurança.

Fotos: Lucas Paulyno

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo