Lixões e falta de planejamento marcam cenário do saneamento nos municípios do RN

Lixões e falta de planejamento marcam cenário do saneamento nos municípios do RN

Mais de 80 municípios utilizam lixões a céu aberto, enquanto apenas 10% têm coleta seletiva; pesquisa revela cenário preocupante

Um levantamento divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (28.nov.2024) mostra que o Rio Grande do Norte enfrenta grandes desafios no saneamento básico e na gestão de resíduos sólidos. De acordo com o Suplemento de Saneamento da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) 2023, 48,5% dos municípios potiguares ainda utilizam lixões a céu aberto, enquanto apenas 10,2% possuem coleta seletiva.

Dos 167 municípios do estado, 150 (89,8%) não têm instrumentos legais que regulamentem a coleta seletiva. Além disso, apenas 38 contam com aterros sanitários, enquanto 67 utilizam aterros controlados. A situação reflete a falta de estrutura e políticas públicas efetivas na área.

Apesar disso, 64,7% das cidades já implementaram uma Política Municipal de Saneamento Básico, abrangendo abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e drenagem de águas pluviais. Contudo, 23,3% estão em processo de elaboração e 17,4% ainda não possuem planejamento, o que compromete a universalização dos serviços.

A pesquisa também revelou a baixa presença de Conselhos Municipais de Saneamento Básico: apenas 16,2% dos municípios contam com conselhos exclusivos para o tema, e 72,4% não possuem nenhuma instância de participação social.

Outro dado preocupante é que apenas 2,4% dos municípios têm políticas de educação ambiental voltadas para o saneamento.

Foto: Tânia Rêgo/ABr

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’
Pular para o conteúdo