Câmara de Natal aprova mudanças no Código de Obras e Construções de uso misto na Via Costeira

Câmara de Natal aprova mudanças no Código de Obras e construções de uso misto na Via Costeira

Construção mista na Via Costeira e mudanças no Código de Obras dividem opiniões na Casa Legislativa

A Câmara Municipal de Natal aprovou, em primeira discussão nesta quinta-feira (28.nov.2024), um projeto de lei que autoriza a construção de prédios para uso misto — residencial e comercial — na Via Costeira. A proposta integra o pacote de regulamentação das Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITPs) e tramitou em regime de urgência.

O vereador Kleber Fernandes (Republicanos), defensor do projeto, destacou a relevância econômica da iniciativa. “É fundamental para garantir segurança jurídica e atrair investimentos que gerem emprego e renda, sobretudo em regiões turísticas como a Via Costeira”, afirmou.

Por outro lado, parlamentares da oposição criticaram a falta de debate prévio e alegaram que a medida favorece interesses privados em detrimento do planejamento urbano sustentável. “Esse projeto enfraquece o controle urbanístico e atende a interesses privados, não ao bem-estar coletivo”, disse Daniel Valença (PT).

Além disso, a Câmara também aprovou em primeira discussão o novo Código de Obras e Edificações do município. A proposta, que promete modernizar os processos de licenciamento e fiscalização, inclui regras sobre sustentabilidade, como reaproveitamento de água e uso de energia solar, mas também gerou controvérsias.

O relator, Kleber Fernandes, defendeu a atualização: “O novo código trará mais celeridade e segurança jurídica para o setor da construção, alinhando Natal às novas tecnologias e demandas da engenharia e arquitetura modernas.” Contudo, críticos como Robério Paulino (PSOL) classificaram como um “retrocesso” a ampliação de gabaritos em áreas sensíveis, como a Ladeira do Sol.

Ambos os projetos ainda passarão por segunda discussão na próxima quinta-feira (5.dez), podendo receber emendas antes da votação definitiva.

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo