Com tarifas sem cobrança extra, população pode aproveitar para adotar práticas de consumo consciente e reduzir ainda mais o valor das contas de luz
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29.nov.2024) que a bandeira tarifária para dezembro será verde no Rio Grande do Norte. Isso significa que não haverá cobrança adicional na conta de luz dos consumidores, uma boa notícia após meses de instabilidade nas tarifas.
A bandeira verde esteve em vigor de abril de 2022 até julho de 2024, sendo substituída por bandeiras amarela e vermelha em diferentes patamares até novembro. Em dezembro, o retorno da tarifa mais favorável acompanha o desafio de manter o consumo consciente, especialmente durante o verão, quando o uso de aparelhos como ar-condicionado e ventiladores é intensificado.
Dicas para reduzir o consumo
Apesar do alívio nas tarifas, a Neoenergia Cosern reforça a importância de economizar energia elétrica. Confira algumas práticas que podem fazer diferença no bolso e no meio ambiente:
- Ar-condicionado: Utilize a temperatura entre 23ºC e 25ºC e opte por modelos com tecnologia Inverter, mais econômicos. Realize manutenções periódicas e limpe os filtros.
- Chuveiro elétrico: Use a posição “verão” para economizar até 30% de energia e tome banhos rápidos.
- Geladeira: Verifique a vedação das portas, evite abrir o equipamento desnecessariamente e posicione-o longe de fontes de calor.
- Iluminação: Aproveite a luz natural durante o dia e substitua lâmpadas incandescentes por modelos de LED, que consomem até 40% menos energia.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.