Contribuintes adimplentes podem economizar com pagamento em cota única até 10 de janeiro de 2025
A Prefeitura de Natal já disponibilizou no portal da Secretaria Municipal de Tributação (Semut) o boleto para pagamento antecipado do IPTU 2025, com desconto de 16% para quem optar pela quitação em parcela única até o dia 10 de janeiro. O benefício é válido exclusivamente para contribuintes que estejam em dia com o tributo. Aqueles com pendências podem regularizar os débitos até 8 de janeiro para garantir o desconto.
Segundo o secretário de Tributação, Ludenilson Lopes, o objetivo da iniciativa é incentivar o pagamento antecipado e valorizar contribuintes adimplentes. “Esse desconto representa uma economia significativa para o cidadão e ajuda a Prefeitura a investir em serviços essenciais como saúde, educação e infraestrutura, promovendo melhorias para a população”, explicou.
Alternativas de pagamento
Além do pagamento antecipado com desconto, o contribuinte pode optar pelo parcelamento automático em até 10 vezes, com acréscimo de 1% ao mês. A primeira parcela tem vencimento em 20 de fevereiro para imóveis nas Zonas Sul e Leste e em 20 de março para as Zonas Oeste e Norte.
Os carnês estão disponíveis no site da Semut (www.natal.rn.gov.br/semut) e também serão enviados pelos Correios a partir de janeiro. Para evitar atrasos, a Prefeitura recomenda que os contribuintes atualizem seus dados cadastrais no sistema da Semut.
Facilidades tecnológicas
Os pagamentos podem ser feitos via PIX, utilizando o QR Code nos boletos, ou por meio de leitura de código de barras nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, lotéricas e correspondentes bancários. O sistema facilita o processo e oferece comodidade ao contribuinte.
Para dúvidas ou suporte, a Semut disponibiliza atendimento presencial, além de canais digitais como WhatsApp (84) 98786-8208 e chat online no portal oficial. A medida reforça o compromisso da Prefeitura de Natal com a eficiência e a transparência na gestão tributária.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.