Cine Verão bate recorde com mais de 600 filmes inscritos

Cine Verão bate recorde com mais de 600 filmes inscritos

Festival de cinema acontece de 16 a 18 de janeiro no Complexo Cultural Rampa, consolidando-se como uma das principais janelas audiovisuais de Natal

O Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol bateu recorde de inscrições para a 6ª edição. Com datas confirmadas no Complexo Cultural Rampa nos dias 16, 17 e 18 de janeiro, o festival reafirma sua importância no calendário audiovisual potiguar ao receber inscrições de 630 filmes para as Mostras Cine Verão Brasil e Cine Verão Poti, um crescimento expressivo em comparação à edição anterior que recebeu 137 filmes.

Criado em 2018 com o compromisso de ser um festival que apresenta a diversidade da produção cinematográfica no Brasil, a curadoria da edição de 2025 terá como desafio selecionar obras que dialoguem com as realidades e olhares contemporâneos, celebrando a diversidade, a qualidade e a autenticidade do cinema brasileiro independente. “Acredito que o cinema é uma linguagem poderosa para contar histórias e provocar mudanças, e nosso objetivo é oferecer esse ponto de encontro onde as pessoas possam se conectar e serem atravessadas por tantas narrativas,” comenta Nathalia Santana, idealizadora e diretora do Cine Verão por meio da Pinote Produções.

Dentro do Rio Grande do Norte, as inscrições revelam produções de diversos municípios como Acari, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Boa Saúde, Caicó, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Ipueira, Lagoa Nova, Macau, Mossoró, Parnamirim, São Miguel do Gostoso, São Vicente, Tibau do Sul e Natal. Já no panorama nacional, foram inscritos filmes de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

O recorde de inscrições do Cine Verão evidencia a variedade e o volume de obras cinematográficas que puderam ser realizadas a partir da implementação da Lei Paulo Gustavo, política de incentivo responsável pelo fomento da produção audiovisual nos últimos dois anos. “Podem esperar um festival ainda mais inclusivo e vibrante, com uma seleção diversificada de curtas-metragens e atividades que promovem diálogos significativos. A gente gosta de provocar encontros, inspirar novas formas de olhar para o cinema e, principalmente, criar um espaço onde a criatividade e as conexões são a base de tudo,” destaca Nathalia. O festival também conta com o suporte da LPG em sua 6ª edição.

Todas as sessões das mostras Cine Verão Poti e Cine Verão Brasil, as atividades formativas e a programação cultural dos três dias de evento na Rampa serão gratuitas ao público. O Cine Verão é uma realização da Pinote Produções, Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol
Data: 16, 17 e 18 de janeiro de 2025
Onde: Complexo Cultural Rampa (R. Cel. Flamínio, 1 – Santos Reis, Natal/RN)
Acesso: Gratuito

Para mais informações, visite www.cineverao.art

Fotos: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo