Análise de balneabilidade do Idema aponta águas contaminadas em áreas do litoral potiguar
O boletim semanal de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgado na última sexta-feira (27.dez.2024), revelou que cinco trechos do litoral da Grande Natal estão impróprios para banho nesta última semana do ano. A avaliação é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, conforme as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Trechos com balneabilidade imprópria
O relatório aponta os seguintes locais como impróprios para o banho:
- Nísia Floresta/Foz do Rio Pirangi
- Parnamirim/Rio Pirangi (Ponte Nova)
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium)
- Natal/Ponta Negra (Morro do Careca)
- Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)
Esses trechos foram analisados pelo Idema com base em amostras de água que detectaram a presença de coliformes termotolerantes, substâncias que indicam a presença de contaminação fecal nas águas.
Reavaliação e novas publicações do boletim
O boletim tem validade de uma semana. Isso significa que, após este período, o Idema realizará uma nova avaliação nos trechos e publicará um novo boletim de balneabilidade. A reavaliação garantirá que a população e os turistas tenham informações atualizadas sobre as condições de segurança para o banho no litoral da região.
Análise de balneabilidade em 51 trechos
Ao todo, 51 trechos de banho das praias da Grande Natal estão sendo monitorados semanalmente. O Idema realiza uma análise rigorosa da qualidade da água em locais das cidades de Baía Formosa, Tibau do Sul, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Extremoz, Ceará-Mirim, Maxaranguape, Touros, Areia Branca, Grossos e Tibau.
A balneabilidade das águas é fundamental para garantir a saúde pública, especialmente para aqueles que frequentam as praias da região durante as férias e feriados.
Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







