Pesquisa do Datafolha revela pessimismo em todas as faixas etárias e de renda
Uma pesquisa do Datafolha aponta que 61% dos brasileiros acreditam que a economia do Brasil está no rumo errado. Em contrapartida, apenas 32% avaliam que o país segue pelo caminho certo. O levantamento destaca uma percepção negativa generalizada, abrangendo diversas faixas etárias e de renda.
Jovens estão entre os mais pessimistas
Entre os jovens de 16 a 24 anos, 71% acreditam que a economia está no caminho errado, enquanto apenas 23% avaliam positivamente. Na faixa de 25 a 34 anos, 68% consideram que a trajetória é equivocada, e 27% têm uma visão otimista.
Entre os brasileiros de 35 a 59 anos, 64% expressam insatisfação com os rumos da economia, contra 33% que acreditam em um futuro positivo. Acima dos 60 anos, a percepção é um pouco menos negativa: 55% afirmam que o país segue em uma direção errada, enquanto 36% aprovam o atual cenário econômico.
Recorte por faixa de renda
O pessimismo também varia conforme a renda dos entrevistados. Entre aqueles que ganham acima de cinco salários-mínimos, 67% consideram que o país está no rumo errado, e apenas 30% aprovam o andamento da economia. Já entre os brasileiros que recebem até dois salários-mínimos, 55% apontam insatisfação e 37% acreditam que o caminho está correto.
Menos otimismo para 2025
A pesquisa também mostra que o otimismo com o novo ano é o menor desde 2020. Pela primeira vez em cinco anos, menos da metade dos brasileiros acredita em uma melhora na situação econômica em 2025.
Apenas 47% esperam uma melhoria, enquanto 25% preveem um ano pior. Outros 25% acreditam que o próximo ano será igual ao anterior, e 3% não souberam responder.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.