Boletim do Idema indica que trechos dos rios Pirangi e Pium apresentam risco
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou, nesta sexta-feira (3.jan.2025), um boletim que aponta três pontos impróprios para banho no litoral potiguar. Os locais identificados estão localizados nos rios Pirangi e Pium, na região da Grande Natal.
Pontos impróprios para banho
Os locais afetados são:
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
Apesar desses registros, outros 48 trechos analisados nas praias de Natal e região metropolitana foram considerados próprios para banho.
Análise de qualidade da água
Durante o verão, o programa de balneabilidade expande o monitoramento das áreas de lazer. Normalmente, 33 pontos de coleta são analisados ao longo do ano, mas, no período de alta temporada, esse número sobe para 51. Os pontos cobrem a faixa litorânea do Rio Grande do Norte, desde Baía Formosa até Tibau.
A análise segue a Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece os parâmetros de coliformes fecais na água. O objetivo é garantir a segurança dos banhistas e prevenir riscos à saúde.
Parcerias e monitoramento contínuo
O estudo faz parte do Programa Água Azul, uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern). A continuidade do monitoramento é essencial para informar a população e assegurar que as águas estejam em condições ideais para uso recreativo.
Foto: Caroline Macedo/Idema / Danny Nunes/Idema
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.