Alagamentos impactam obras da engorda na Praia de Ponta Negra

Alagamentos impactam obras da engorda na Praia de Ponta Negra

Prefeitura detalha causas e ações para solucionar o problema

As chuvas intensas da madrugada de segunda-feira (13.jan.2025) resultaram em alagamentos no trecho da Praia de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, onde estão em andamento as obras de engorda da praia. O sistema de drenagem da área, especialmente no calçadão, não suportou o grande volume de água, gerando poças de lama, sujeira e mau cheiro, que afetaram comerciantes e turistas.

Problemas hidráulicos em banheiros públicos também contribuíram para os transtornos, com relatos de vazamentos no local. Vídeos feitos por moradores mostraram alagamentos próximos ao quiosque 18, evidenciando o impacto na região.

Causas do alagamento segundo a Prefeitura

Durante uma entrevista realizada na Prefeitura de Natal, o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, explicou que o alagamento foi provocado pela interligação inadequada entre dois pontos do sistema de drenagem: os pontos 8 e 9.

O ponto 9, que recebe a maior carga hidráulica da Avenida Roberto Freire, estava conectado ao ponto 8, que possui menor capacidade de vazão. Essa conexão resultou no extravasamento da água das chuvas.

Thiago Mesquita enfatizou que a água acumulada no local é predominantemente de origem pluvial, sem indícios de contaminação significativa por esgoto. “Houve um extravasamento no sistema de esgotamento de Ponta Negra, diluído pela água da chuva, mas a maior parte é água das chuvas”, esclareceu.

Ações para resolver o problema

A Prefeitura de Natal autorizou a empresa responsável pelas obras a trabalhar em regime de 24 horas a partir de terça-feira (14.jan) para corrigir a drenagem no local. Segundo Mesquita, a solução completa pode levar alguns dias ou semanas, mas evitará novos alagamentos na região.

Além disso, uma drenagem mecanizada está sendo realizada para remover a água acumulada, e grande parte já foi absorvida pelo sistema existente. “Foi uma intercorrência pontual e de fácil resolução”, afirmou o secretário.

A titular da Secretaria de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, reforçou que as obras de drenagem e de engorda estão sendo executadas de forma simultânea e devem ser concluídas até 31 de janeiro.

Impactos e cronograma das obras

Apesar do incidente, a Prefeitura garantiu que o cronograma da engorda da Praia de Ponta Negra permanece inalterado, com conclusão prevista para o final de janeiro. As obras têm como objetivo ampliar a faixa de areia e melhorar a infraestrutura do local, que é um dos principais pontos turísticos de Natal.

Comerciantes e turistas esperam que as intervenções garantam melhorias definitivas para a região, que é de grande importância para o turismo e a economia local.

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo