Situação pode impactar crianças e adultos
O retorno à rotina após um período de descanso pode ser desafiador para muitas pessoas. A chamada síndrome pós-férias, também conhecida como “blues pós-férias”, é caracterizada por sentimentos de desânimo, irritação, dificuldade de concentração e até sintomas físicos, como cansaço excessivo e dores de cabeça, que surgem nos primeiros dias de volta ao trabalho ou estudo.
De acordo com especialistas, esse fenômeno ocorre porque, durante as férias, o corpo e a mente entram em um estado de relaxamento, desacelerando o ritmo habitual. Com o retorno às responsabilidades, é comum que a adaptação leve um tempo.
Pensando nisso, Herta Maia, coordenadora de Grande Área e professora do curso de Psicologia da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, cita algumas estratégias simples que podem ajudar a suavizar essa transição e a retomar a produtividade de forma mais equilibrada.
Planeje o retorno com antecedência
Evite deixar para organizar sua rotina apenas no último dia das férias. Retorne de viagens com um ou dois dias de folga para se ajustar ao ritmo normal, arrumar a casa e revisar as pendências. Esse intervalo ajuda a reduzir a sensação de sobrecarga.
Estabeleça metas realistas
Nos primeiros dias de trabalho ou estudo, priorize as tarefas mais urgentes e distribua as demais ao longo da semana. Evite tentar resolver tudo de uma só vez, pois isso pode gerar estresse.
Adote uma rotina gradual
Se durante as férias você alterou horários de sono ou alimentação, procure retomar os hábitos regulares de forma progressiva. Dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos são fundamentais para o equilíbrio físico e mental.
Relembre os momentos positivos das férias
Traga para o dia a dia elementos que conectem você aos momentos agradáveis vividos nas férias, como fotos, objetos ou até mesmo incorporar pequenos rituais de relaxamento à rotina, como ouvir uma música que marcou a viagem ou degustar um prato que apreciou no período de descanso.
Encontre motivação no cotidiano
A síndrome pós-férias muitas vezes revela uma insatisfação com o trabalho ou com a rotina. Use esse momento para refletir sobre seus objetivos e buscar novas metas. Pequenas mudanças, como redecoração do ambiente de trabalho ou a busca por um curso que agregue valor à carreira, podem renovar sua motivação.
“A maioria das pessoas supera os sintomas da síndrome pós-férias em poucos dias. Se o desânimo persistir por mais de duas semanas ou afetar significativamente sua vida, pode ser sinal de algo mais profundo, como estresse crônico ou insatisfação profissional, e a ajuda de um psicólogo pode ser importante”, frisa a professora da UnP, Herta Maia.
Sobre a Universidade Potiguar – UnP
Com 43 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 386 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do instituto Ânima.
Em 2023, a Forbes, uma das revistas de negócios e economia mais respeitadas do mundo, elencou a Ânima entre as 10 maiores companhias inovadoras do país e, em 2022, o ecossistema de ensino, também foi destaque do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Foto: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







