Boletim aponta 40 praias próprias e 11 impróprias para banho no RN

Boletim aponta 40 praias próprias e 11 impróprias para banho no RN

Programa de Balneabilidade amplia monitoramento no litoral potiguar; confira os 11 trechos impróprios

O Boletim de Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte, edição nº 08 de 2025, divulgado nesta sexta-feira (21.fev.2025), revela que 40 trechos estão próprios para banho, com condições adequadas para recreação. No entanto, 11 pontos foram classificados como impróprios para os banhistas. Entre os locais identificados como inadequados estão:

  • Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar), em Tibau do Sul;
  • Pirambúzios, Foz do Rio Pirangi e Pirangi do Sul (Igreja), em Nísia Floresta;
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) e Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza) e Redinha (Rio Potengi), em Natal;
  • Touros (Av. Bom Jesus), em Touros;
  • Maracajaú (Mercado Público) e Barra (R. Quinze de Novembro), em Maxaranguape.

O Programa de Balneabilidade amplia o número de áreas analisadas durante o verão, visando oferecer mais segurança aos banhistas e turistas que visitam o litoral potiguar. Enquanto, ao longo do ano, são monitorados 33 pontos de coleta, no período de veraneio, esse número sobe para 51 amostras de água, distribuídas ao longo de toda a faixa costeira do estado, que se estende de Baía Formosa a Tibau.

A análise dos dados é baseada na quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação segue as normas estabelecidas pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que define os parâmetros para a balneabilidade das praias.

O estudo é resultado de uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), integrando o Programa Água Azul.

As informações atualizadas dos Boletins de Balneabilidade são divulgadas semanalmente no site oficial do Idema (idema.rn.gov.br) e no aplicativo nacional Praia Limpa, que oferece dados sobre a qualidade das águas em todo o país.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte