Passeios turísticos são suspensos no litoral do RN

Passeios turísticos são suspensos no litoral do RN

Capitania dos Portos do RN proíbe navegação para parrachos em condições climáticas adversas

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN), órgão vinculado à Marinha do Brasil, anunciou a suspensão dos passeios turísticos para os parrachos do litoral potiguar. A decisão foi comunicada às empresas de turismo na quarta-feira (5.mar.2025) e permanece em vigor por tempo indeterminado. A medida foi tomada em razão de um aviso de mau tempo, que deve comprometer as condições de navegação na região.

De acordo com a Marinha, a realização de passeios em embarcações é expressamente proibida durante a vigência de alertas meteorológicos. “Conforme as Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, o transporte de passageiros para os Parrachos de Pirangi, Muriú, Rio do Fogo, Perobas, Maracajaú e outras piscinas naturais só pode ocorrer em condições climáticas favoráveis, considerando fatores como vento, altura das ondas, corrente e visibilidade”, informou a corporação em nota oficial.

A Capitania dos Portos também reforçou que os condutores das embarcações devem respeitar os limites de segurança estabelecidos, como a velocidade máxima do vento de 10 nós e a altura máxima das ondas de 1,25 metro. No entanto, as previsões meteorológicas para os próximos dias indicam ventos superiores a 16 nós e ondas acima de 1,5 metro, condições consideradas adversas para a navegação.

“Devido às condições meteorológicas previstas, as embarcações que realizam passeios para os Parrachos de Rio do Fogo/Perobas e Maracajaú devem seguir as normas da NPCP CPRN até que as condições climáticas se normalizem dentro dos limites estabelecidos”, destacou a Marinha.

O aviso de mau tempo, contendo informações detalhadas sobre a previsão de ventos e altura das ondas, foi enviado na terça-feira (4) às prefeituras das cidades litorâneas do Rio Grande do Norte. A medida tem como principal objetivo prevenir acidentes com turistas e passageiros, além de garantir a segurança da navegação e a preservação do meio ambiente.

A suspensão dos passeios turísticos afeta diretamente empresas e guias que dependem dessas atividades para sua renda. No entanto, a decisão foi tomada com base em critérios técnicos e de segurança, visando evitar riscos para os visitantes e para as embarcações.

A retomada dos passeios só ocorrerá quando as condições de navegabilidade estiverem dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos pela Capitania dos Portos. Enquanto isso, turistas e operadoras de turismo devem ficar atentos aos boletins meteorológicos e às orientações das autoridades locais.

Foto: ASCOM/IDEMA/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado