Projeto Trapiá Semente inicia ações de sua 4º edição no Seridó potiguar

Projeto Trapiá Semente inicia ações de sua 4º edição no Seridó potiguar

Idealizado pela Associação Cultural Trapiá em parceria com a Mapa Realizações Culturais, o projeto vai percorrer as cidades de São Vicente, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jucurutu e Cerro Corá

Depois de finalizar 2024 com resultados significativos, o projeto Trapiá Semente volta às atividades em sua quarta edição, realizando a “Imersão Trapiá” nesta sexta-feira (21), voltada para orientadores que irão acompanhar os adolescentes nas cidades selecionadas. A abertura da Imersão contará com apresentação do espetáculo Condenadxs, para uma plateia de 190 jovens do ensino fundamental e médio.

Neste ano, serão desenvolvidas atividades das fases Semear, Regar e Florescer nas cidades de São Vicente, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jucurutu e Cerro Corá. Em fevereiro e março, foram realizadas visitas técnicas nos municípios, que passaram por um levantamento detalhado de possíveis datas e locais para as ações.

O projeto, promovido pela Associação Cultural Trapiá em parceria com a Mapa Realizações Culturais, é voltado para a criação de grupos de teatro no Seridó potiguar. Durante a preparação, jovens participam de um curso livre de teatro, e se distribuem entre papéis de atuação, criação de figurinos, cenários, dramaturgia, criação de cenas e trilha sonora, explorando suas habilidades e aptidões.

As inscrições para o Trapiá Semente iniciam ainda em março, permanecendo até abril, para adolescentes com idade entre 13 e 17 anos. O público interessado poderá se inscrever de forma online através de formulários específicos e/ou presencialmente através de escolas, das Secretarias de Educação e Cultura de cada cidade, e/ou outros setores das prefeituras municipais. Cada cidade ainda irá anunciar local, horário e datas de inscrição.

“O projeto é uma jornada incrível, onde apresentamos o fazer e o apreciar da linguagem teatral a crianças e adolescentes e motivamos o investimento desta linguagem nos municípios por onde passamos, além de mobilizar toda a população para participar do processo e prestigiar os espetáculos que são realizados durante todo o ciclo. Continuar essa iniciativa por mais um ano é um presente para o seridó potiguar”, celebra Tatiane Fernandes, produtora do Trapiá Semente.

A iniciativa é realizada por meio do edital “Transformando a Energia em Cultura”, com patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, do Governo do Estado do RN, via Secretaria Estadual de Cultura e Fundação José Augusto, através da Lei Câmara Cascudo, e com o apoio das prefeituras municipais onde o projeto é executado.

Na edição de 2024, o Trapiá Semente esteve em cinco cidades, desenvolvendo as etapas ‘Semear’, ‘Regar’ e ‘Florescer’ em Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Tenente Laurentino Cruz, Jardim do Seridó e Timbaúba dos Batistas. Foram 65 crianças e adolescentes que aprenderam sobre produção e apresentação no fazer teatral, por meio de 25 oficinas realizadas pelos profissionais da Associação Cultural Trapiá e da Mapa Realizações Culturais.

Sobre o Projeto Trapiá Semente

Estruturado em quatro fases distintas – “Semear”, “Regar”, “Florescer” e “Cultivar” – o Trapiá Semente abraça seu propósito de criar grupos de teatro no Seridó potiguar por meio de oficinas que integram o curso livre de teatro. Presente em 21 municípios do Seridó potiguar, o projeto já promoveu apreciação teatral a mais de 15 mil pessoas e oportunizou a formação artística para mais de 300 jovens.

SERVIÇO

O que: Imersão Trapiá
Quando: 21 de março
Horário: 8h às 17h
Onde: Auditório CDS Caicó e Centro Cultural Adjuto Dias
Ingressos: Participação gratuita
Informações e inscrições: (84) 99657-4466

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte