Professores estaduais mantêm greve e apresentam contraproposta ao governo

Professores estaduais mantêm greve e apresentam contraproposta ao governo

Categoria rejeita proposta e reivindica reajuste salarial integral até maio

Os professores da rede estadual de ensino decidiram, em assembleia realizada nesta segunda-feira (24.mar.2025), manter a greve que completa um mês nesta terça-feira (25.mar). A categoria rejeitou a proposta apresentada pelo governo do estado e formulou uma contraproposta.

A greve teve início no dia 25 de fevereiro, apenas 15 dias após o começo do ano letivo. O movimento ocorre devido à reivindicação de um reajuste salarial de 6,27%, conforme a atualização do piso nacional do magistério.

Atualmente, mais de 50% dos 19 mil professores ativos na rede estadual aderiram à paralisação, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN).

A proposta do governo prevê um reajuste escalonado, com 4,83% aplicados em abril e os 1,44% restantes em dezembro. A categoria, porém, defende que a última parcela seja antecipada para maio e também solicita o pagamento retroativo referente a janeiro, fevereiro e março a partir de julho.

O governo do estado destacou que, entre 2019 e 2025, os professores tiveram um aumento acumulado de 98,25% e reforçou o compromisso com a valorização dos profissionais da educação. Contudo, as negociações seguem sem consenso e a greve continua por tempo indeterminado.

Foto: Divulgação/SINTE-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN