Instituto AOCP vai aplicar provas para cargos como Analista Ambiental e Fiscal; edital deve sair em até um mês
O Governo do Rio Grande do Norte oficializou a escolha da banca organizadora do primeiro concurso público do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). O Instituto AOCP foi contratado para conduzir todas as etapas do certame, incluindo aplicação de provas objetivas e discursivas, avaliação de títulos, análise de recursos e processamento dos resultados.

O extrato da contratação foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (26.mar.2025), pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), órgão responsável pela gestão do concurso em parceria com o Idema. Com a homologação do contrato, a banca dará início aos trâmites processuais, incluindo a divulgação do cronograma. A expectativa é que o edital seja publicado em até 30 dias.
Primeiro concurso em 50 anos do Idema
Desde sua fundação, em 1974, o Idema nunca realizou um concurso público para preenchimento de cargos efetivos. Atualmente, a maioria dos servidores do órgão são temporários, atuando principalmente em fiscalização e licenciamento ambiental.
As vagas deste concurso serão para os cargos de:
- Analista Ambiental
- Analista Administrativo
- Fiscal Ambiental
Essas funções foram criadas pela Lei Complementar Estadual nº 751/2024, publicada em 18 de abril de 2024.
Termo de ajuste com o MP Contas viabilizou o concurso
A realização do concurso só foi possível após um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado entre o Governo do RN e o Ministério Público de Contas. O acordo estabelece que o Estado deve implementar uma política de pessoal a partir de 2024, garantindo que os gastos não ultrapassem 80% do crescimento da receita líquida, em conformidade com a Lei Complementar nº 178/2021.
Foto: João Vital/Governo do RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.