Projeto da UFRN oferece reabilitação gratuita para pós-covid-19

Projeto da UFRN oferece reabilitação gratuita para pós-covid-19

Iniciativa inspirou lei estadual que garante reabilitação pós-covid no RN

O projeto de extensão Caminágua, vinculado ao Departamento de Educação Física da UFRN, oferece reabilitação gratuita para pessoas com sequelas motoras há mais de duas décadas. Coordenado pelo professor Raimundo Nonato Nunes, o programa atende pacientes com dificuldades de locomoção, incluindo aqueles afetados pela covid-19.

Em 2024, a experiência do Caminágua contribuiu para a criação da Lei Estadual nº 11.980/2024, que instituiu um programa de reabilitação pós-covid-19 no Rio Grande do Norte. A legislação prevê atividades físicas especializadas para recuperação de sequelas respiratórias e motoras, além de parcerias entre o poder público e organizações da sociedade civil.

Metodologia baseada em exercícios aquáticos

O Caminágua utiliza uma metodologia fundamentada em exercícios aquáticos, auxiliando na recuperação da mobilidade, fortalecimento muscular e reeducação postural. Entre os beneficiados estão pacientes em recuperação pós-AVC, indivíduos com Parkinson e Alzheimer, além de idosos com limitações motoras.

Para Felipe Gabriel Teixeira, estudante de Biomedicina e integrante do projeto, a iniciativa tem um impacto significativo na qualidade de vida dos participantes, especialmente idosos.

Como participar do projeto

Interessados podem se inscrever na área da Piscina Semiolímpica da UFRN, de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h. A TV Universitária (TVU/UFRN) produziu uma reportagem sobre o projeto, disponível para quem deseja conhecer mais sobre o trabalho.

Foto: Divulgação Caminágua – SIGAA/UFRN / Wallacy Medeiros / Cícero Oliveira – Agecom/UFRN / Divulgação Caminágua – SIGAA/UFRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN