Inscrições para a EMPARN começam em 7 de abril; IPERN terá edital no segundo semestre. Provas ocorrem em junho
A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou, na última sexta-feira (4.abr.2025), a publicação do edital do concurso público da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) e a autorização para o certame do Instituto de Previdência dos Servidores do RN (IPERN). Juntos, os processos seletivos oferecerão 106 vagas para cargos de nível médio e superior, marcando a primeira reposição de servidores em décadas.
EMPARN: 16 vagas e prova marcada para 22 de junho
O edital do concurso da EMPARN será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) neste sábado (5). As inscrições estarão abertas entre 7 de abril e 8 de maio, no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). A prova está agendada para 22 de junho, e o resultado final deve ser divulgado em 10 de outubro de 2025.
As oportunidades incluem cargos como Pesquisador e Técnico de Nível Superior (Analista), com atuação em áreas como:
- Meteorologia
- Aquicultura
- Produção Animal e Vegetal
- Contabilidade, Administração e Direito
O diretor-presidente da EMPARN, Rodrigo Oliveira Maranhão, destacou que a seleção vai reforçar a equipe atual de 83 servidores, sendo apenas 16 pesquisadores. “Essa reposição é essencial para impulsionar nossas pesquisas, como os estudos sobre o semiárido”, afirmou.
IPERN: 90 vagas após 46 anos sem concurso
Já o IPERN terá 90 vagas, divididas entre:
- 45 para Assistente Técnico Previdenciário (nível superior)
- 45 para Agente Administrativo Previdenciário (nível médio)

O edital deve ser publicado no segundo semestre de 2025, conforme o presidente do órgão, Nereu Linhares. O último concurso do instituto ocorreu em 1978, e atualmente há apenas 62 servidores efetivos. “A reposição trará agilidade aos processos previdenciários”, explicou.
Como se inscrever e etapas do concurso
Para a EMPARN, o processo terá três fases:
- Prova objetiva (eliminatória e classificatória)
- Prova discursiva (apenas para nível superior)
- Análise de títulos (exclusivo para Pesquisador)
O concurso terá validade de dois anos, com reserva de vagas para pessoas com deficiência, negros e pardos, conforme o edital.
Foto: Reprodução/Governo do RN / Sandro Menezes/Governo do RN
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.