Cuidados preventivos e check-ups regulares são essenciais para quem tem comorbidades, alerta cardiologista

Cuidados preventivos e check-ups regulares são essenciais para quem tem comorbidades, alerta cardiologista

Segundo professor de Medicina da UnP/Inspirali, Sylton Melo, as consultas são ferramentas para detectar e tratar mudanças silenciosas no organismo

Manter uma rotina de cuidados com a saúde vai muito além de buscar atendimento médico apenas quando os sintomas aparecem. A realização de check-ups regulares e a adoção de medidas preventivas são fundamentais para o diagnóstico precoce de doenças e para o controle de condições já existentes, especialmente entre pessoas que convivem com comorbidades como hipertensão, diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, doenças renais, problemas oftalmológicos, entre outros.

“O acompanhamento médico periódico pode fazer a diferença na qualidade e na expectativa de vida desses pacientes”, dispara o cardiologista Sylton Melo, professor de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país.

“Quando existe uma comorbidade, os riscos são maiores. Por isso, é fundamental manter um acompanhamento contínuo. O check-up não é apenas uma formalidade. Ele nos permite identificar alterações silenciosas e agir antes que se tornem um problema grave”, destaca o médico.

Compreensão multifatorial

Além da avaliação do histórico clínico, hábitos de vida e fatores de risco, os check-ups incluem exames de laboratório e imagem. Com base nessas informações, os profissionais de saúde conseguem orientar mudanças no estilo de vida e, quando necessário, ajustar medicações ou indicar tratamentos específicos.

Neste caso, a prevenção é uma estratégia poderosa para evitar complicações. “Muitos casos de infarto, AVC e até falência renal poderiam ser evitados com uma abordagem preventiva e o controle adequado das doenças de base. É sobre cuidar da saúde de forma ativa, e não apenas reagir quando algo está errado”, pontua Melo.

“Independentemente de ter ou não comorbidades, as recomendações gerais de saúde valem para todos. No entanto, para quem já convive com alguma doença, os cuidados devem ser ainda mais rigorosos. Faça consultas regulares, com frequência que pode variar conforme a condição clínica, e seguir à risca as orientações médicas. Alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, controle do estresse e abandono de hábitos nocivos, como o tabagismo, também fazem parte dessa rotina de autocuidado”, orienta o docente da UnP/Inspirali.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP

Com 44 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado