Valéria Oliveira apresenta canções que embalam exposição “Faces do Reduto”, na Pinacoteca

Valéria Oliveira apresenta canções que embalam exposição "Faces do Reduto" na Pinacoteca

Programação especial acontece neste sábado (10), às 11h na Pinacoteca Potiguar; setlist envolve músicas autorais e clássicos da MPB que dialogam com temática da exibição

A exposição Faces do Reduto, em cartaz na Pinacoteca Potiguar, ganha uma trilha sonora especial neste sábado (10): a cantora e compositora Valéria Oliveira apresentará ao vivo as canções e composições criadas para a exposição, que também fazem parte da trilogia cinematográfica que inspirou a mostra.

“É uma alegria imensa acompanhar e participar do projeto Faces do Reduto desde o seu nascimento. Tenho o privilégio de assinar a trilha sonora original dos três curtas que compõem a Trilogia do Reduto e, neste momento, também contribuir com a produção e concepção sonora das três salas da exposição. Quem visitar a exposição poderá conferir também trechos de textos escritos durante o processo criativo das trilhas, que não foram gravados, mas estarão presentes nos painéis da exposição”, explica Valéria.

Acompanhada dos músicos Jubileu Filho (violão e bandolim), Jane Eyre (flauta e clarinete) e Willames Costa (piano e baixo), Valéria levará ao público um repertório que atravessa os temas da exposição: terra, mar, tradição e memória.

No setlist, estão as músicas compostas especialmente para os três curtas da Trilogia do Reduto — Rosa de Aroeira, A Deus Querer e Julião, Filhos da Praia — além de clássicos da música brasileira que dialogam com o universo sensorial da exposição, com canções de Dorival Caymmi, Luiz Melodia Edu Lobo e Capinam.

Faces do Reduto

A exposição reúne instalações que mergulham nas tradições da comunidade do Reduto, em São Miguel do Gostoso (RN), entre objetos, falas, texturas e imagens captadas pela fotógrafa e cineasta Mônica Mac Dowell. Com curadoria de Manoel Onofre e expografia de Rafael Campos, João Marcelino e Ângela Almeida, a programação oferece uma experiência que mergulha nos saberes da população e nas paisagens da região.

Entre os destaques, está uma instalação de três metros de altura feita com a técnica do bordado labirinto — reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte em 2024 — e uma sala imersiva criada por Will Amaral. Neste sábado (10), a visitação poderá ser feita das 9h às 15h30.

A apresentação de Valéria Oliveira conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Funcarte e do Professor Robério Paulino. A Exposição Faces do Reduto, realizada pela Green Point Produções, é financiada pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), com recursos do Programa Cultural Câmara Cascudo e de emenda impositiva, e conta com o patrocínio da Neoenergia Cosern, do Instituto Neoenergia, do Mandato de Divaneide Basílio e da Dois A Engenharia. A exposição tem o apoio institucional da Pinacoteca do Estado – Palácio Potengi – e o apoio cultural do Sebrae, da Caern, e da Funcern.

Serviço
O quê: Show de Valéria Oliveira na exposição Faces do Reduto
Quando: Sábado, 10 de maio, às 11h
Visitação: Das 9h às 15h30
Onde: Pinacoteca Potiguar / Palácio Potengi – Praça Sete de Setembro, Cidade Alta – Natal (RN)
Entrada: Gratuita

Foto: Divulgação/Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado