Caso envolve aluno de 4 anos com hematomas e professora que segue em sala de aula; Secretaria iniciou escuta das partes e avaliação jurídica
A Secretaria de Educação de Parnamirim abriu uma investigação para apurar uma denúncia de agressão envolvendo um aluno de 4 anos em uma unidade de ensino infantil do município. A mãe da criança registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil relatando que o filho teria sido agredido por uma professora no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Djanira Freire da Mota, localizado no bairro de Cajupiranga.
De acordo com a mãe, que preferiu não se identificar, o episódio mais recente ocorreu na última sexta-feira (9.mai.2025), quando a criança chegou em casa com hematomas nos braços e no peito. Segundo ela, dias antes, o filho já havia apresentado ferimentos, incluindo uma mão machucada e arranhões em um dos braços.

Em resposta à denúncia, a Secretaria de Educação de Parnamirim informou que a investigação está sendo conduzida pela assessoria jurídica da pasta. O processo inclui a escuta das partes envolvidas e o acompanhamento de profissionais especializados. Conforme a secretaria, a criança e a mãe receberam acolhimento e suporte psicológico.
A secretária de Educação de Parnamirim, Eliza Toscano, afirmou que o caso segue em análise jurídica e que eventuais medidas administrativas serão tomadas de acordo com a legislação vigente. “Essa é uma atuação da assessoria jurídica, que está recebendo todo o material para que a medida seja tomada dentro da legislação. Nós temos um regimento interno e precisamos cumprir o que determina esse regimento”, declarou.
Ainda segundo Eliza Toscano, foi formada uma equipe multidisciplinar para acompanhar o caso diretamente na escola. A equipe é composta por um assistente social, um psicopedagogo e dois psicólogos. Eles estão incumbidos de observar a rotina e a postura da professora em questão, além de prestar assistência à criança.
Apesar da denúncia e da abertura do processo de apuração, a professora continua em atividade. De acordo com a mãe do aluno, a docente foi inicialmente afastada das salas de aula, mas retornou ao trabalho na quarta-feira (14). A Secretaria de Educação explicou que orientou a gestão escolar para que acompanhasse a atuação da profissional em sala de aula durante esse período.
“A orientação que nós passamos para a unidade escolar foi que um membro da gestão — uma das diretoras ou a coordenadora escolar — acompanhasse a prática da professora hoje em sala”, detalhou a secretária. Ela acrescentou que os técnicos da Secretaria também estariam presentes durante todo o horário de atendimento, observando a conduta da docente.
As informações colhidas no acompanhamento serão encaminhadas para a assessoria jurídica da Secretaria de Educação de Parnamirim, que ficará responsável por deliberar sobre as providências cabíveis. A investigação segue em andamento e o caso continua sob análise das autoridades competentes.
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração / Pixabay
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.