Surto do vírus H5N1 causou a morte de 38 cisnes e patos; local segue fechado por tempo indeterminado
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou neste domingo (18.mai.2025) que as mortes de 38 aves — entre cisnes e patos — no Parque Zoológico de Sapucaia do Sul (RS) foram causadas pela Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1). O local, que já havia sido fechado preventivamente pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), seguirá sem receber visitantes por tempo indeterminado.

O zoológico, localizado a cerca de 50 km de Montenegro, é o maior do estado do Rio Grande do Sul e abriga mais de mil animais de 130 espécies diferentes. Entre os animais presentes no local, há uma significativa população de aves aquáticas, como os 500 cisnes e marrecas que compõem o plantel.
A detecção do vírus H5N1 também foi confirmada na última quinta-feira (15) em uma propriedade de avicultura comercial em Montenegro, acendendo o alerta das autoridades sanitárias para o risco de disseminação da doença.
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que atinge aves silvestres e domésticas. Em casos raros, também pode afetar seres humanos. Entre os principais sintomas nas aves estão secreção nasal, espirros, torcicolo, falta de coordenação motora, diarreia e mortalidade elevada.
Apesar da gravidade, o Mapa afirma que não há risco de transmissão da doença pelo consumo de carne de aves ou ovos, desde que os produtos sejam devidamente inspecionados.

A Sema orienta que qualquer suspeita da doença, caracterizada por sinais respiratórios, neurológicos ou mortes súbitas em aves, seja imediatamente comunicada à Secretaria da Agricultura por meio da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.
A interdição do zoológico é uma medida preventiva para evitar o avanço da contaminação e proteger tanto os animais quanto os visitantes. O local permanece sob vigilância sanitária e passa por inspeções frequentes, enquanto o Ministério da Agricultura monitora a situação epidemiológica no estado.
Foto: Arquivo / Luis Wagner / Divulgação/Sema
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.