Palácio Potengi vira Palácio dos Livros e da Leitura com a segunda edição da Ocupação Literária

Palácio Potengi vira Palácio dos Livros e da Leitura com a segunda edição da Ocupação Literária

Mais de 50 autores participaram desta grande celebração da literatura

No último fim de semana, o Palácio Potengi, sede da Pinacoteca do Estado, deixou de ser apenas um ícone da história potiguar para se transformar, mais uma vez, no verdadeiro Palácio dos Livros e da Leitura. A segunda edição da Ocupação Literária reuniu cerca de 3.500 pessoas nos dias 24 e 25 de maio e reafirmou seu lugar como um dos eventos mais vibrantes da cena cultural do Rio Grande do Norte, ainda com mais fôlego e visibilidade também em nível nacional.

Durante dois dias, o público foi presenteado com uma programação intensa, diversa e totalmente gratuita, distribuída em múltiplos espaços da Pinacoteca. Oficinas, lançamentos de livros, rodas de conversa, saraus, recitais e atividades para crianças transformaram cada canto do palácio em um ponto de encontro entre leitores e autores.

Mais de 50 autores participaram desta grande celebração da literatura, entre eles nomes consagrados como Socorro Acioli, Raphael Montes, Natalia Timerman e Bruno Ribeiro, que vieram interagir com um grande time de escritores potiguares: Pedro Rhuas, Diva Cunha, Ilustralu, Manoel Cavalcante, Octávio Santiago, Itamara Almeida, Maria Luiza Chacon, Ângela Almeida, Osair Vasconcelos, Meyriane Costa, Kalina Paiva, Gessyka Santos, Fabiane Marques, entre outros.

As oficinas aconteceram no Ateliê da Palavra, espaço que pulsou criação e experimentação. Os temas abordaram poesia, prosa, cordel e zines, com condução de nomes como Clotilde Tavares, Marize Castro, a dupla Aureliano com AnaLu Medeiros, além de Bruno Ribeiro, propondo um mergulho sensível e criativo nas múltiplas linguagens da escrita.

Além da programação artística e formativa, a Ocupação Literária também deu espaço ao mercado literário, com estandes de livrarias, editoras, sebos e coletivos de leitura. Um convite à descoberta de novos títulos e autores e um incentivo direto à circulação da produção local e nacional.

Realizado pelas produtoras Quero Prosa e Viva Promoções, com apoio das leis de incentivo Câmara Cascudo e Djalma Maranhão, e patrocínio do Nordestão, Rio-grandense e Unimed Natal, o evento já se consolida como um marco no calendário cultural da cidade. A Ocupação Literária mostrou, mais uma vez, que Natal tem voz, talento, público e desejo de leitura. E que quando a literatura ocupa, ela transforma.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado