Diretor audiovisual foi destaque com documentário nos anos 90 e atuou em campanhas eleitorais até 2024
Morreu na noite da segunda-feira (2.jun.2025), o cineasta e produtor audiovisual potiguar Augusto Luís Andrade Gomes, mais conhecido como Augusto Lula. Natural de Natal, ele morreu em decorrência de um câncer.
Augusto Lula foi um dos nomes mais influentes do audiovisual no Rio Grande do Norte durante a década de 1990. Um dos seus principais trabalhos foi o documentário “Ribeira Velha de Guerra”, com roteiro do jornalista e poeta Adriano de Sousa. A produção foi selecionada em 1994 para representar o estado no projeto internacional CumpliCIDADES, realizado em Portugal.

Além de sua atuação no cinema, Augusto Lula teve grande destaque na produção de campanhas eleitorais no Rio Grande do Norte. Trabalhou em diversas campanhas junto ao publicitário Alexandre Macedo, atuando para candidaturas à Prefeitura de Natal, ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa, à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal.

Segundo Alexandre Macedo, Lula era um profissional dedicado e influente no meio. “Vai fazer muita falta à propaganda do RN, ao marketing político e, em particular, à minha equipe. Ele era o homem da imagem. Fazia com muito amor o que mais sabia e sabia como poucos”, afirmou o publicitário.

A última campanha em que Augusto Lula trabalhou foi a eleição de Paulinho Freire (União Brasil) para a Prefeitura de Natal em 2024. Em postagem nas redes sociais, o prefeito lamentou a perda do cineasta, a quem considerava amigo pessoal. “Recebi com tristeza a notícia da morte de Augusto Lula. Um amigo, grande diretor audiovisual, que foi fundamental para o sucesso da nossa campanha ano passado”, declarou.
Até a publicação desta matéria, não havia informações divulgadas sobre o velório e o sepultamento do cineasta.
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.