Audiência conduzida pela Justiça do Trabalho resulta em acordo entre motoristas e empresários; circulação de ônibus volta ao normal a partir desta quinta (5)
A greve dos motoristas de ônibus em Natal chegou ao fim nesta quarta-feira (4.jun.2025), após uma audiência de conciliação promovida pela Justiça do Trabalho. O encontro entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN) e os empresários do setor de transporte público resultou em acordo para a retomada integral das atividades.
A negociação foi conduzida pela desembargadora federal do Trabalho Isaura Maria Barbalho Simonetti, que convocou a reunião devido ao descumprimento anterior da decisão judicial que determinava a circulação de pelo menos 70% da frota de ônibus durante a paralisação.
Com a conciliação formalizada, os ônibus voltarão a operar normalmente a partir desta quinta-feira (5), seguindo a escala usual dos últimos dias.
Assembleia dos rodoviários confirma retorno ao trabalho
Apesar da definição judicial e do acordo firmado, o Sintro-RN agendou para as 19h desta quarta-feira (4) uma assembleia geral com os trabalhadores. A reunião tem como objetivo apresentar os termos do acordo firmado com os empresários e esclarecer os detalhes sobre a retomada das atividades operacionais do transporte coletivo em Natal.
A assembleia também deve formalizar o encerramento oficial do movimento grevista, que afetou a circulação de ônibus e impactou o deslocamento de milhares de usuários do transporte público na capital potiguar.
Intervenção judicial motivada por descumprimento de frota mínima
A convocação da audiência de conciliação se deu após o descumprimento de uma decisão judicial anterior que determinava a circulação de 70% da frota de ônibus durante a greve. O não cumprimento da medida levou a Justiça do Trabalho a intervir e buscar um consenso entre as partes envolvidas.

A desembargadora Isaura Simonetti atuou como mediadora no processo, com o objetivo de garantir a continuidade dos serviços essenciais à população e restabelecer a normalidade no sistema de transporte urbano.
Reivindicações e impactos da paralisação
O movimento grevista foi iniciado em razão de reivindicações salariais e de condições de trabalho feitas pelos motoristas. A paralisação comprometeu o transporte público da capital, gerando transtornos à população, especialmente nos horários de pico.

Durante o período de greve, usuários relataram dificuldades para acessar ônibus, com a redução da frota circulante abaixo do mínimo legal estabelecido. A situação também gerou filas em pontos de embarque e superlotação nos veículos que continuaram operando.
Desdobramentos do acordo
Os detalhes do acordo firmado entre trabalhadores e empresários ainda não foram divulgados em sua totalidade, mas a decisão assegura a retomada das operações normais do sistema de transporte público de Natal a partir do dia 5 de junho.
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) seguem acompanhando o caso, a fim de garantir o cumprimento dos termos pactuados e evitar novos impasses entre as partes.
Foto: Matheus Felipe/Ilustração/Arquivo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







