BRAVA Energia usa técnica inédita no Brasil e conclui primeiros projetos de perfuração de poços de petróleo com revestimento

BRAVA Energia usa técnica inédita no Brasil e conclui primeiros projetos de perfuração de poços de petróleo com revestimento

Tecnologia chamada de casing drilling foi utilizada no Campo Alto do Rodrigues, no Rio Grande do Norte

A BRAVA Energia concluiu os dois primeiros projetos de perfuração de poço de petróleo com revestimento (casing drilling) em fase de produção do país. A técnica é inédita no Brasil e foi utilizada no Campo Alto do Rodrigues, na Bacia Potiguar (RN). Como resultado, a companhia constatou uma redução de 50% no tempo e 20% nos custos de perfuração, em comparação a um poço convencional.

Na perfuração convencional de poços de petróleo, o revestimento é instalado depois de uma etapa de perfuração da rocha com broca e tubos de perfuração. No casing drilling, as duas etapas ocorrem simultaneamente, o que melhora a eficiência da operação reduzindo o tempo de exposição do poço aberto e os riscos associados.

“A implementação do casing drilling em um de nossos ativos onshore é um marco importante, que nos permite não apenas reduzir significativamente os custos e o tempo de operação, mas também reforçar nosso compromisso com a inovação no setor de construção de poços terrestres. Esse é mais um exemplo de como utilizamos a tecnologia e a expertise do nosso time para aumentar nossa eficiência operacional, com foco em resultados e geração de valor”, afirma o diretor de Operações Onshore da BRAVA, Jorge Boeri.

No campo Alto do Rodrigues, foram perfurados dois poços verticais até cerca de 380 metros de profundidade. Ao todo, foram três anos de pesquisas e as equipes de engenharia de perfuração da BRAVA e de Technical Sales da Tenaris atuaram em parceria desde a fase inicial do projeto.

“Agradecemos a importante contribuição da equipe de engenharia de perfuração terrestre da BRAVA Energia e da equipe técnica da Tenaris pelo comprometimento e pelos bons resultados”, afirmou Franklin Romero, gerente geral de construção de poços da Brava Energia.

O presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini, também destacou a parceria entre as empresas. “Estamos aplicando nossa expertise técnica para aumentar a confiabilidade operacional em um mercado em que otimizar custos é crucial. Agradecemos a oportunidade de colaborar com a equipe da BRAVA Energia nesse projeto. Valorizamos o compromisso deles em buscar soluções inovadoras para o onshore e a confiança que depositaram na Tenaris para apoiar sua estratégia”, afirmou.

A execução do projeto exigiu trabalho de longo prazo, incluindo análise de casos internacionais, visitas técnicas à sonda envolvida no projeto e ajustes para customização da tecnologia. Também foram realizadas simulações avançadas para assegurar a viabilidade da aplicação. Os revestimentos utilizaram conexões padrão já amplamente testado em projetos na Argentina. Já os tubos foram fornecidos com comprimentos ajustados às especificações da sonda utilizada.

Com os resultados positivos obtidos nesses dois primeiros poços, a BRAVA Energia aplicará a técnica também nas próximas campanhas nos campos de Estreito e Alto do Rodrigues.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado