Enem 2025: inscrições encerram hoje; taxa pode ser paga até o dia 11

Enem 2025: inscrições encerram hoje; taxa pode ser paga até o dia 11

Participantes devem se inscrever até 23h59 desta sexta-feira (6); provas serão aplicadas em novembro

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 encerram às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (6.jun.2025). Os candidatos devem se inscrever exclusivamente por meio da Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.

Aqueles que tiveram pedidos de isenção da taxa de inscrição ou justificativas de ausência aprovadas na edição anterior devem realizar a inscrição normalmente. Os dados já disponíveis no sistema precisam ser confirmados ou atualizados.

Alunos da rede pública

Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas, mesmo com os dados pré-preenchidos no sistema, devem confirmar a inscrição para assegurar a participação. Esses candidatos estão isentos da taxa de R$ 85, como parte de uma iniciativa do governo para ampliar o acesso ao exame.

Certificação do ensino médio

Em 2025, o Enem volta a ser utilizado como ferramenta para obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou declaração parcial de proficiência. Estão aptos a essa finalidade os candidatos com mais de 18 anos que não concluíram os estudos e que atingirem, em cada área do conhecimento, pontuação mínima de 450 pontos, além de 500 pontos na redação.

Participantes treineiros

O exame também é aberto a “treineiros”, definidos pelo Inep como estudantes que concluirão o ensino médio após 2025 ou que ainda não estão cursando essa etapa, mas desejam avaliar seus conhecimentos.

Atendimento especializado e nome social

Também até esta sexta-feira (6) é possível solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social. A solicitação deve ser feita na própria Página do Participante, com envio da documentação necessária.

Candidatos com deficiência auditiva ou surdez podem acessar o edital do Enem 2025 em Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível no canal do Inep no YouTube. Participantes que tiveram a documentação aprovada entre as edições de 2021 e 2024 estão dispensados de reenviar os documentos.

Para pessoas travestis, transexuais ou transgêneros que optem por utilizar o nome social, o cadastro deve coincidir com o registrado na Receita Federal. Esse nome será usado em documentos oficiais como o cartão de inscrição e a prova.

Pagamento da taxa

Os candidatos não isentos devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 85 até a próxima quarta-feira (11). O boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) fica disponível na Página do Participante logo após a finalização da inscrição.

O pagamento pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança. Para pagamento via Pix, basta escanear o QR Code disponibilizado no boleto.

Não será gerado boleto nas seguintes situações:

  • Estudantes do ensino médio da rede pública que concluirão os estudos em 2025, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) que utilizarão o Enem 2025 para obter certificação de conclusão do ensino médio.

Aplicação das Provas

As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, a aplicação será em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém.

O exame será composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, além da redação.

No primeiro dia, serão cobradas as disciplinas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e a redação. O tempo de prova será de 5h30. No segundo dia, a duração será de 5h, com provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).

Acesso ao ensino superior

O Enem continua sendo o principal meio de ingresso ao ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de possibilitar acesso a programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado