Inscrições devem ser feitas na Página do Participante; taxa pode ser paga até 18 de junho
O Ministério da Educação (MEC) anunciou no sábado (7.jun.2025) a prorrogação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Inicialmente previsto para encerrar em 6 de junho, o novo prazo vai até 23h59 do dia 13 de junho, horário de Brasília. A inscrição deve ser feita exclusivamente na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O MEC reforça que qualquer outro site ou canal que simule o processo de inscrição configura tentativa de fraude.
Além da inscrição, os candidatos devem ficar atentos aos demais prazos. O pagamento da taxa, no valor de R$ 85, pode ser feito até 18 de junho, por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança. Já os pedidos de atendimento especializado e de uso do nome social também se encerram em 13 de junho.
Quem precisa se inscrever
Mesmo quem teve a isenção da taxa de inscrição ou a justificativa de ausência aprovada pelo Inep em 2024 deve se inscrever normalmente. A aprovação desses pedidos não garante inscrição automática no exame.
Estudantes do 3º ano do ensino médio em escola pública terão os dados preenchidos automaticamente, mas precisam revisar e confirmar a inscrição. A inscrição desse grupo é gratuita.
Novidades do Enem 2025
O Enem 2025 terá duas novidades importantes:
- Inscrição automática para alunos do 3º ano do ensino médio em escolas públicas: os dados serão pré-preenchidos na plataforma, bastando ao aluno revisar e confirmar a inscrição.
- Certificação do ensino médio: o Enem volta a ser uma opção de certificação para pessoas com mais de 18 anos que não concluíram essa etapa escolar, permitindo a emissão do certificado de conclusão ou declaração parcial de proficiência.

Como se inscrever no Enem 2025
A inscrição deve ser feita com login no portal Gov.br, usando o CPF. O candidato deve preencher ou revisar os seguintes dados:
- Nome da mãe e, opcionalmente, do pai;
- Sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade;
- Estado e município de nascimento;
- Endereço com CEP;
- Atendimento especializado (se necessário), com envio de documentação comprobatória (exceto para quem já teve o pedido aprovado entre 2021 e 2024);
- Solicitação de uso de nome social (para travestis, transexuais ou transgêneros);
- Escolha do idioma da prova de língua estrangeira: inglês ou espanhol;
- Situação em relação ao ensino médio (concluído, em andamento ou não iniciado);
- Indicação se obteve certificado pelo Encceja;
- Estado e município onde deseja realizar a prova;
- Respostas ao questionário socioeconômico, com 23 perguntas;
- Telefones e e-mail válidos;
- Upload de uma foto (opcional e que pode ser feita posteriormente).
Após preencher todas as informações, o candidato deve revisar e enviar a inscrição.
Pagamento da taxa
O pagamento da taxa de R$ 85 é obrigatório para quem não tem isenção. O boleto estará disponível na Página do Participante, com opções de pagamento por Pix, cartão de crédito, débito ou conta bancária. O prazo final para o pagamento é 18 de junho.
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal. Uma exceção será feita para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), onde o exame ocorrerá em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
Sobre o Enem
O Enem é utilizado como critério de seleção para acesso ao ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de ser requisito para programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O exame avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e é considerado uma das principais formas de ingresso no ensino superior no Brasil.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.