Prazo vale também para solicitação de atendimento especializado e uso de nome social; taxa pode ser paga até 19 de junho
O prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira, 13 de junho. O período foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação (MEC). O encerramento original estava previsto para o dia 6 de junho.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame.

Além da inscrição regular, este dia também é o limite para candidatos que desejam solicitar atendimento especializado e o uso do nome social em todos os documentos do exame. Para isso, é necessário enviar a documentação comprobatória no ato da inscrição, conforme as regras do edital.
Pagamento da taxa de inscrição
A taxa de inscrição no valor de R$ 85 poderá ser paga até a próxima quarta-feira, 19 de junho. O boleto é gerado na tela inicial da Página do Participante após a conclusão da inscrição e pode ser quitado por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
Segundo o MEC, o sistema não emitirá boleto de pagamento para dois grupos específicos:
Estudantes de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2025, em qualquer modalidade (ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos – EJA);
Candidatos que buscam o certificado de conclusão do ensino médio via Enem e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Quem precisa se inscrever
Mesmo os candidatos que obtiveram isenção da taxa e tiveram suas justificativas de ausência em 2024 aprovadas pelo Inep precisam realizar a inscrição. A aprovação desses pedidos não garante a inscrição automática.
Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, mesmo com inscrições pré-preenchidas, devem atualizar os dados e confirmar a participação no exame.
O Enem 2025 também está disponível para candidatos classificados como “treineiros” — aqueles que ainda não concluíram o ensino médio e desejam testar seus conhecimentos.
Outro grupo que deve se inscrever é o de candidatos interessados em obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência. Para isso, é necessário ter mais de 18 anos, atingir ao menos 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro em todas as 27 unidades da federação.

No entanto, os candidatos dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará, farão as provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá na capital paraense.
Sobre o Enem
O Enem é a principal avaliação educacional aplicada no país para estudantes em final da educação básica. Os resultados do exame são usados para acesso ao ensino superior por meio de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além disso, o exame também é utilizado como critério de acesso por diversas instituições públicas e privadas de ensino superior no Brasil.
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil / Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil / Marcelo Camargo/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.