Funarte realiza Circuito Myriam Muniz de difusão do teatro brasileiro com grupos do Nordeste em Natal

Funarte realiza Circuito Myriam Muniz de difusão do teatro brasileiro com grupos do Nordeste em Natal

Maria Marighella, presidenta da Funarte, estará presente no encerramento do projeto “Fabulações Coletivas: diálogos e movimentos”, do grupo Atores à Deriva, no marco dos 20 anos do histórico projeto Myriam Muniz da Funarte

Dentro da programação do Circuito Funarte de Teatro Myriam Muniz, o Coletivo Artístico Atores à Deriva (RN) vem movimentando a cidade de Natal desde o dia 6 de junho com o projeto “Fabulações Coletivas: diálogos e movimentos”, em diálogo com o trabalho das companhias Magiluth (PE) e Inquieta Cia. (CE). É na promoção destes encontros artísticos e com o público que se baseia o Circuito Myriam Muniz, realizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), cuja presidenta, Maria Marighella, estará presente no encerramento da programação, no dia 15 de junho, às 15h30, na Casa da Ribeira.

Criado em 2006 e com nove edições consecutivas até 2015, o histórico Prêmio Myriam Muniz foi retomado em 2023 em um novo formato, agora de circuito, resgatando e atualizando sua função como política pública primordial de apoio ao teatro no Brasil. Hoje, ele integra o Rede das Artes, Programa de Difusão Nacional, em conjunto com o Circuito Funarte de Circo Carequinha, o Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna, o Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça e o Circuito Funarte de Música Pixinguinha.

“O Myriam Muniz da Funarte fez parte da história e do reconhecimento de inúmeros artistas, coletivos, grupos, companhias, trabalhadoras e trabalhadores de teatro desse imenso país. Para nós, é uma honra afirmar que o retomamos, agora no formato de circuito, inserido no programa de difusão das artes brasileiras, no âmbito da Política Nacional das Artes. O Circuito Myriam Muniz estimula, assim, a criação de uma rede das artes que conecta espaços, artistas, produtores, técnicos, curadores, críticos e o público, estimulando relações de troca, interações e aprendizado mútuo. Fomentar a difusão, portanto, é ampliar o acesso e a fruição, na efetivação das artes como um direito de todas e todos”, destaca a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

Com 37 propostas selecionadas de todo o país, o Myriam Muniz vem viabilizando a circulação de 52 espetáculos de teatro e a realização de atividades de intercâmbio, mediação e formação em todas as regiões brasileiras abraçando os diversos segmentos teatrais. No Nordeste, “Fabulações Coletivas: diálogos e movimentos” é um dos resultados deste investimento.

CIRCUITO MYRIAM MUNIZ: DIFUSÃO DO TEATRO BRASILEIRO
CELEBRAÇÃO EM NATAL

Maria Marighella, presidenta da Funarte, fará a abertura do encontro “Circuito Myriam Muniz: difusão do teatro brasileiro”, que encerra o projeto “Fabulações Coletivas: diálogos e movimentos” e celebra os 20 anos do Myriam Muniz. Representantes dos grupos Atores à Deriva (RN), Magiluth (PE) e Inquieta Cia. (CE) se reúnem numa mesa, mediada por Heloísa Sousa (Revista Farofa Crítica), para debater com o público suas experiências com a circulação promovida pelo programa, refletindo sobre como o fomento pode contribuir para ampliar o alcance de suas obras, estabelecer diálogos entre diferentes territórios e fomentar intercâmbios culturais.

O evento acontece no dia 15 de junho, na Casa da Ribeira, a partir das 15h30, e será seguido de apresentação do espetáculo “Tchau, Amor”, da Inquieta Cia., às 19h. A peça, com texto e direção de Andréia Pires, reúne elementos de teatro-dança e performance para refletir sobre os vínculos e impermanências nas relações humanas, ambientada em um bar. Brincando com o repertório do cancioneiro brega e referências da dança contemporânea como “Café Müller” e “Rosas Danst Rosas”, ressignifica o espaço do bar como território simbólico e afetivo.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público e pode ser acompanhada em www.instagram.com/atoresaderivaa.

Serviço

“Circuito Myriam Muniz: difusão do teatro brasileiro”
Encerramento do projeto “Fabulações Coletivas: diálogos e movimentos”
Do Coletivo Artístico Atores à Deriva (RN) em intercâmbio com os grupos Magiluth (PE) e Inquieta Cia. (CE)
15 de junho de 2025 (domingo)
15h30: Mesa “Circuito Myriam Muniz: difusão do teatro brasileiro”, com Alex Cordeiro (Atores à Deriva), Giordano Castro (Magiluth) e Andréia Pires (Inquieta Cia.). Mediação: Heloísa Sousa (Revista Farofa Crítica)
Abertura: Maria Marighella
19h00: Espetáculo “Tchau, Amor” – Inquieta Cia
Casa da Ribeira – R. Frei Miguelinho, 52, Ribeira – Natal (RN)
Entrada gratuita (sujeita à lotação)

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado