Pix automático entra em vigor e permite pagamentos recorrentes sem boleto ou cartão

Pix automático entra em vigor e permite pagamentos recorrentes sem boleto ou cartão

Ferramenta substitui débito automático e facilita cobranças para empresas e prestadores de serviços

A partir desta segunda-feira (16.jun.2025), entra em vigor o Pix automático, nova funcionalidade criada pelo Banco Central (BC) para permitir a realização de pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços. A ferramenta funciona como uma extensão do Pix tradicional e tem como objetivo substituir boletos bancários e o débito automático.

Com o Pix automático, o cliente autoriza uma única vez a cobrança, que passa a ocorrer automaticamente na conta do pagador nas datas estabelecidas. A funcionalidade já estava disponível desde o fim de maio para correntistas do Banco do Brasil e passa a ser oferecida por outras instituições financeiras a partir desta semana.

Segundo o BC, o novo sistema deve beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não utilizam cartão de crédito, além de facilitar o processo de cobrança para microempreendedores individuais (MEIs) e empresas que ainda enfrentam restrições no sistema de débito automático tradicional.

Como funciona o Pix automático

O processo de adesão ao Pix automático começa com o envio de um pedido de autorização pela empresa ao cliente. Em seguida, o usuário acessa o aplicativo da instituição financeira, localiza a opção “Pix automático”, lê e aceita os termos da cobrança.

Durante a configuração, o cliente define:

  • Periodicidade da cobrança;
  • Valor fixo ou variável;
  • Limite máximo por transação.

A partir da data acordada, os débitos são realizados automaticamente, inclusive aos finais de semana e feriados. O usuário pode cancelar a autorização, ajustar os valores e a frequência a qualquer momento.

Cobranças permitidas com o Pix automático

A ferramenta se aplica a pagadores pessoa física e empresas ou prestadores de serviços como recebedores. O pagamento recorrente entre pessoas físicas, como mesadas ou salários domésticos, continuará sendo feito por meio do Pix agendado recorrente, obrigatório desde outubro de 2024.

  • Exemplos de contas que poderão ser pagas com Pix automático:
  • Contas de consumo (água, luz, telefone);
  • Mensalidades escolares e de academias;
  • Assinaturas digitais (streaming, música, jornais);
  • Clubes de assinatura;
  • Outros serviços com cobrança periódica.

Empresas que anteriormente utilizavam o Pix agendado recorrente poderão migrar para o Pix automático, que dispensa a necessidade de digitar manualmente chaves Pix e valores, reduzindo erros e aumentando a segurança nas transações.

Requisitos para adesão por empresas

Para utilizar o Pix automático como recebedor, a empresa precisa estar em funcionamento há pelo menos seis meses. O Banco Central definiu uma série de critérios de segurança para adesão ao sistema por parte das empresas, que deverão passar por análise dos bancos ou instituições de pagamento.

Entre os critérios exigidos:

  • Data de inscrição no CNPJ e situação cadastral dos sócios e administradores;
  • Compatibilidade entre o serviço oferecido e a atividade econômica declarada;
  • Análise de faturamento, número de funcionários e capital social;
  • Tempo de abertura da conta bancária e uso anterior de mecanismos de cobrança;
  • Frequência de transações com o participante financeiro.

Essas exigências têm como objetivo evitar fraudes, como o envio de propostas falsas de cobrança por empresas recém-criadas ou sem histórico confiável.

Benefícios para empresas e consumidores

O Pix automático elimina a necessidade de convênios bancários individuais para que empresas ofereçam cobrança automática, algo que antes era limitado a grandes companhias. Com a nova ferramenta, basta que a empresa solicite adesão ao banco onde possui conta.

Para o consumidor, a nova modalidade representa mais um meio de pagamento digital com flexibilidade de ajustes e possibilidade de cancelamento a qualquer momento.

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil / Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber