Circulação vai passar pelas cidades de Macaíba, São Gonçalo e Canguaretama
Após uma temporada de sucesso pelas cidades de Jardim do Seridó, Acari e Natal, o Grupo Estação de Teatro retoma a circulação especial no Rio Grande do Norte. Desta vez, o grupo vai passar por Macaíba, São Gonçalo e Canguaretama. As apresentações são gratuitas e iniciam a partir do dia 16 de junho.
Estreado em setembro de 2021, em Natal (RN), Candeia é dirigido por Titina Medeiros e possui dramaturgia de Cléo Araújo. O projeto tem como objetivo promover a democratização da arte e o reconhecimento do trabalho produzido por grupos locais, em especial pelo elenco predominantemente composto por mulheres. A peça também resgata a memória das benzedeiras nordestinas, dando visibilidade à medicina natural e seu papel fundamental na cultura brasileira.

A trama acompanha as personagens Carmelita, Formosa, Arlinda e Queiliane, quatro mulheres idosas que recebem o público em seu quintal, proporcionando momentos de cura com ervas frescas e incenso. Elas são benzedeiras, doceiras, bordadeiras e artistas que, por meio de suas práticas, evocam memórias afetivas de mães e avós, criando um ambiente acolhedor e cheio de afeto.
A Circulação Candeia pelo RN é uma realização do Grupo Estação de Teatro, da FUNARTE, Ministério da Cultura (MinC) e Governo Federal, viabilizada por emenda parlamentar do Deputado Federal Fernando Mineiro e pelo mandato da Deputada Estadual Divaneide Basílio. A produção da segunda etapa é da TAYÓ Produções e Maria Boa Produtora.
Mais informações através do perfil do grupo no Instagram: @grupoestacaodeteatro e @candeia.teatro.
Veja o cronograma completo:
- 16/06. Associação Das Mulheres De Santo Antônio Do Potengi, São Gonçalo do Amarante – 18h
- 17/06. Rua da Pitombeira, Quilombola Capoeiras, Macaíba – 17h
- 18/06. EtnoKatu, Comunidade Indígena do KATU, Canguaretama – 18h
- 19/06 Lagoa do Tapará, Comunidade Indígena do Tapará, Macaíba – 17h
Foto: Allan Matson
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.