Chuvas no Rio Grande do Sul deixam quase 8 mil desalojados e afetam 121 municípios

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam quase 8 mil desalojados e afetam 121 municípios

Estado tem três mortes confirmadas, uma pessoa desaparecida e mais de 700 resgates realizados, segundo Defesa Civil

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul ao longo desta semana causaram o deslocamento de 7.972 pessoas, que precisaram deixar suas casas em razão de alagamentos, enxurradas e riscos estruturais.

De acordo com o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã deste sábado (21.jun.2025), 121 municípios registraram algum tipo de ocorrência relacionada ao mau tempo. Entre eles, 18 decretaram estado de emergência e apenas o município de Jaguari, no sudoeste do estado, declarou estado de calamidade pública.

Pessoas afetadas e situação humanitária

Atualmente, 1.914 pessoas estão acolhidas em abrigos públicos. Outras 6.058 se refugiaram em residências de parentes ou amigos.

Ainda conforme o balanço oficial, o número de mortes permanece em três, e há uma pessoa desaparecida. Uma outra pessoa ficou ferida em decorrência dos temporais.

As forças de segurança do estado informaram que já realizaram o resgate de 731 pessoas e 137 animais. Entre os resgatados estão profissionais de saúde do hospital municipal de Paraíso do Sul, na região central do estado, que ficaram isolados após a queda de uma ponte.

Situação dos rios e previsão do tempo

O volume de água acumulado também elevou o nível de ao menos oito rios, que se encontram acima da cota de inundação. Alguns deles, como os rios Uruguai e Jacuí, continuam apresentando elevação gradual no nível das águas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo segue instável em boa parte do Rio Grande do Sul neste fim de semana. A previsão é de céu encoberto e possibilidade de pancadas isoladas, incluindo em Porto Alegre, capital do estado.

Uma frente fria que se desloca pelo oceano em direção ao sul do país provoca ventos intensos, com rajadas que podem alcançar os 70 km/h, principalmente nas áreas litorâneas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

No momento, não há alertas meteorológicos ativos emitidos pelo Inmet para a região sul.

Alertas e informações em tempo real

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul disponibiliza canais para o envio de alertas meteorológicos gratuitos via celular. Para se cadastrar, o usuário deve enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Após o envio, uma mensagem de confirmação será enviada.

Também é possível receber informações via WhatsApp. Para isso, é necessário enviar uma mensagem para o número (61) 2034-4611.

O governo do estado disponibiliza, ainda, um painel online com informações atualizadas sobre as condições das estradas estaduais.

Foto: Mauricio Tonetto/Secom / João Pedro Rodrigues/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado