Estudantes da UnP vivenciam a prática da medicina hiperbárica no Hospital Naval de Natal

Estudantes da UnP vivenciam a prática da medicina hiperbárica no Hospital Naval de Natal

A tecnologia permite que o oxigênio se dissolva em maior quantidade no plasma, o que acelera a cicatrização e ajuda a combater infecções graves

Combinando conhecimento, tecnologia e atendimento emergencial, o Hospital Naval de Natal (HNNa) abriu suas portas para receber alunos de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país. A visita proporcionou aos estudantes uma imersão prática na medicina hiperbárica, área fundamental em cenários civis e militares.

Durante a atividade, os futuros médicos puderam compreender de forma aprofundada como funciona o atendimento nessa especialidade, observando casos clínicos frequentes e os protocolos utilizados. Um dos destaques foi a câmara hiperbárica, equipamento essencial no tratamento de condições que requerem a administração de oxigênio em alta pressão. A tecnologia permite que o oxigênio se dissolva em maior quantidade no plasma, o que acelera a cicatrização e ajuda a combater infecções graves.

Durante a visita, os estudantes tiveram acesso aos sistemas de controle e aos parâmetros de operação da câmara, além de conhecerem os cuidados exigidos durante os procedimentos. “A atividade faz parte da proposta da UnP de inserir seus alunos em cenários reais de atuação médica, fortalecendo o aprendizado por meio da vivência em ambientes especializados”, afirma a coordenadora de Medicina da UnP/Inspirali, professora Regina Venturini.

A parceria entre a Universidade Potiguar e o Hospital Naval também evidencia a relevância da integração entre instituições acadêmicas e militares na formação médica no Brasil. De acordo com o Capitão Nelson, “a familiarização dos alunos com a infraestrutura da Marinha prepara-os não apenas para atender casos civis, mas também para futuras missões de resposta a desastres ou operações conjuntas de saúde pública”.

A visita despertou o interesse de muitos alunos pela área da medicina militar, ao apresentar possibilidades de atuação dentro da Marinha e em centros especializados em oxigenoterapia hiperbárica, sejam eles públicos ou privados.

Sobre a Universidade Potiguar – UnP

Com 44 anos de inovação e tradição, a UnP é a única universidade privada do Estado do Rio Grande do Norte a integrar o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. A universidade possui milhares de alunos entre os campi em Natal, Mossoró e Caicó, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, Mestrados e Doutorados. Também contribui para democratização do ensino superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Rio Grande do Norte. Como formadora de profissionais, a instituição tem compromisso com a cidadania, sempre pautada nos valores éticos, sociais, culturais e profissionais. Este propósito direciona o desenvolvimento e a prática de seu projeto institucional e dos projetos pedagógicos dos cursos que oferece para a comunidade. Além disso, os alunos de Medicina da UnP contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica. Para mais informações: www.unp.br.

Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado