Instituição esclarece que gravação não foi autorizada e orienta verificação em canais oficiais
A Arquidiocese de Natal publicou na tarde desta quinta-feira (3.jul.2025) um alerta sobre a circulação de um vídeo falso, criado com o uso de Inteligência Artificial, que simula a fala do Arcebispo Metropolitano, Dom João Cardoso. O vídeo solicita ajuda financeira para o suposto tratamento de uma criança.
Segundo a Arquidiocese, o conteúdo não foi produzido nem autorizado por Dom João Cardoso. Em nota divulgada nas redes sociais, a instituição esclareceu que qualquer campanha ou ação solidária oficial é sempre divulgada exclusivamente por meio de seus canais institucionais.

A orientação para os fiéis é que, em caso de dúvidas sobre campanhas, vídeos ou qualquer situação considerada suspeita, o contato seja feito diretamente com o Setor de Comunicação da Arquidiocese. O canal oficial para esclarecimentos é o e-mail pascom@arquidiocesedenatal.org.br.

A Arquidiocese reforça que não reconhece o vídeo em circulação como verdadeiro e pede atenção redobrada dos fiéis para evitar compartilhamento de conteúdos não verificados. Além disso, reforça a importância de consultar sempre as páginas oficiais para confirmar informações sobre pedidos de ajuda ou campanhas promovidas pela instituição.
Foto: Jéferson Fernandes / Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







