Fotografia potiguar em foco no I Seminário da Fototeca Potiguar, dias 18 e 19 de agosto, na UFRN

Image

Evento na UFRN reúne fotógrafos, pesquisadores e gestores culturais para discutir preservação e valorização da memória visual potiguar

O Rio Grande do Norte dá mais um passo importante na valorização da sua memória visual. Nos dias 18 e 19 de agosto, acontece o I Seminário da Fototeca Potiguar, reunindo fotógrafos, pesquisadores, gestores culturais, estudantes e instituições em uma programação intensa com oficinas, palestras, exposições e uma campanha de doação de livros.

O evento marca a fase de implantação da Fototeca Potiguar, instituída pela Lei nº 11.619/2023, sancionada pela governadora Fátima Bezerra em dezembro do ano passado. A iniciativa responde a uma reivindicação antiga do movimento da fotografia no estado, que vem mobilizando agentes culturais em torno da preservação dos acervos fotográficos potiguares e da valorização da memória como política pública.

“A Fototeca Potiguar é uma conquista construída a muitas mãos — fotógrafos, coletivos, instituições e gente que acredita no poder da imagem como memória, identidade e futuro. Este seminário é um ponto de partida para conectar acervos, visões e territórios, e mostrar que preservar fotografias é também preservar afetos, lutas e histórias do povo potiguar”, afirma Henrique José, coordenador do Instituto ZooN e um dos responsáveis pelo evento.Durante os dois dias de atividades no Departamento de Comunicação Social da UFRN (DECOM), os participantes poderão participar de oficinas, palestras e debates sobre políticas de preservação, metodologias de organização de acervos e experiências nacionais de mapeamento fotográfico, além de contribuir com o Mapeamento da Fotografia Potiguar, que irá reunir dados sobre arquivos e coleções públicas e privadas em todo o estado.

A programação inclui:

  • Oficina “Cartografia para o Futuro: Mapeamento e Memória na Fotografia Negra Brasileira”, com o professor e pesquisador Daniel Meirinho (18/08, 9h–12h);
  • Sessão Solene de Abertura do Mapeamento da Fotografia Potiguar, com participação de instituições e movimentos culturais (18/08, 19h–21h45);
  • Palestra “Imagens do Povo: metodologia de organização de acervo fotográfico”, com a fotógrafa Monara Barreto (19/08, 9h–12h);
  • Palestra “Por uma Política Nacional de Acervos”, com a ativista cultural Chris Ramirez (19/08, 15h–18h).

Além disso, o público poderá conferir o Fotovaral — uma exposição colaborativa com imagens de fotógrafos potiguares — e participar da campanha de arrecadação de livros de fotografia e audiovisual, destinada à Biblioteca Câmara Cascudo.

O seminário é uma construção coletiva de  representantes do segmento fotográfico potiguar, como o Coletivo daFOTO!, Instituto ZooN e Poty Fotoclube, FJA, Projeto de Extensão da UFRN e SECULT RN. O evento conta com apoio de emendas parlamentares do Deputado Federal Fernando Mineiro e da Deputada Estadual Divaneide Basílio.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber