Ferramenta criada no RN facilita a administração de medicamentos líquidos em crianças com TEA

Ferramenta criada no RN facilita a administração de medicamentos líquidos em crianças com TEA

Desenvolvida em formato de elefante, novidade recebeu patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Um dispositivo inovador, criado no Rio Grande do Norte, promete transformar o cuidado com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O ALEF, acrônimo de Adaptador Lúdico em Forma de Elefante, facilita a administração de medicamentos líquidos nesse público, que frequentemente enfrenta dificuldades relacionadas a aversões sensoriais e resistência comportamental.

O produto, que recebeu patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o número BR 10 2024 026085 6, incorpora elementos lúdicos, sensoriais e interativos, projetados a partir de modelagem 3D e impressão com materiais acessíveis. O objetivo é reduzir o estresse no momento da medicação e melhorar a adesão ao tratamento de forma mais humanizada.

Trata-se de um dispositivo que funciona como suporte para acoplar uma seringa dosadora padrão do mercado, a mesma que acompanha os medicamentos líquidos fornecidos pela indústria farmacêutica. Um dos objetivos do ALEF é ocultar a seringa dosadora, de modo que ela não seja vista ou percebida pela criança, facilitando a aceitação no momento da ingestão. Isso é possível porque a ferramenta tem a aparência de um brinquedo.

O projeto levou quase dois anos para ser desenvolvido. O criador é o aluno do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Potiguar (PPGB/UnP) e, agora, doutor em Biotecnologia da Saúde, Eurico de Souza Costa. “A proposta sempre foi criar uma solução que respeitasse as particularidades das crianças com TEA e tornasse o momento da medicação menos traumático. Saber que o ALEF agora é uma tecnologia patenteada reforça o potencial de facilitar a rotina diária de muitas famílias e profissionais de saúde”, comemora.

O interesse dele pelo tema ganhou força com o aumento da visibilidade dos casos de Transtorno do Espectro Autista, observado no dia a dia e nas discussões públicas. “Minha motivação surgiu quando atuei na indústria farmacêutica, em uma linha de medicamentos voltados ao sistema nervoso central. Na época, atendia um território que ia da Paraíba a Rondônia e, ao longo de quase quatro anos, ouvi inúmeros relatos médicos sobre transtornos neurológicos, incluindo o TEA”, relata o pesquisador.

Ainda segundo Eurico, os resultados de sua pesquisa indicam que o uso de ferramentas adaptadas melhora a aceitação dos medicamentos, promovendo uma abordagem mais humanizada e eficaz. A pesquisa destaca a relevância da tecnologia na saúde pediátrica e seu potencial para transformar práticas clínicas, especialmente em populações vulneráveis, como os indivíduos com TEA.

O estudo reforça a importância de envolver cuidadores e profissionais em todas as etapas do tratamento, assegurando que as necessidades da criança sejam o foco principal. “O ALEF representa um avanço importante ao unir ciência, tecnologia e sensibilidade, favorecendo não apenas a adesão ao tratamento, mas também fortalecendo o vínculo entre a criança, a família e a equipe de saúde”, afirma a coordenadora do PPGB/UnP, professora doutora Amália Rêgo.

Para o orientador do projeto, professor doutor Fausto Pierdoná Guzen, o ALEF é um exemplo de como a pesquisa acadêmica pode gerar soluções práticas e humanizadas, especialmente para públicos que enfrentam desafios tão específicos como as crianças com TEA. “Acreditamos que a inovação na área da saúde precisa estar a serviço das necessidades reais da população. A conquista da patente é motivo de grande alegria, porque reconhece o potencial transformador desse trabalho e abre portas para que ele chegue a quem mais precisa”, pontua.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber