Um mês após unificação de paradas em Potilândia, DER/RN segue sem agir e complica trânsito na zona Sul de Natal

Um mês após unificação de paradas em Potilândia, DER/RN segue sem agir e complica trânsito na zona Sul de Nata

Por Thiago Martins – thiagolmmartins@gmail.com
Mobilidade em Pauta

Implantada pela STTU, medida trouxe organização para os ônibus urbanos, mas a falta de orientação do órgão estadual mantém alternativos parando de forma irregular e prejudicando usuários e o tráfego na zona Sul

Nesta quinta-feira (12), completou-se um mês desde que a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) implantou a unificação das paradas de ônibus em Potilândia, na zona Sul de Natal. A medida buscou reorganizar o embarque e desembarque dos passageiros, dando mais segurança e fluidez ao transporte público urbano no trecho da BR-101.

Apesar da ação da prefeitura, o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) segue sem adotar providências para informar aos operadores intermunicipais que circulam pela região. A ausência de orientações – algo básico por parte do órgão gestor do transporte estadual – mantém motoristas e usuários sem referência sobre os locais adequados para embarque e desembarque.

A falta de posicionamento do DER tem causado transtornos diários. A maioria dos veículos que atuam no transporte intermunicipal, segue realizando paradas de embarque e desembarque próximo à passarela de Potilândia. No local, não há mais nada que identifique a parada. E os usuários precisam esperar os veículos debaixo de sol e chuva, uma vez que não há abrigo.

A situação é completamente da parada onde os ônibus urbanos já realizam seus embarques e desembarques, um pouco antes da passarela, onde funcionava a antiga estação de transferência – inclusive com a estrutura aproveitada, ofertando mais conforto e comodidade para quem aguarda o transporte.

O descaso do DER/RN não é só para com os usuários do transporte intermunicipal. O fato de haver dois pontos de embarque e desembarque tão próximos agrava os congestionamentos em horários de pico, além de aumentar o risco de acidentes em uma das áreas mais movimentadas da cidade.

Ingerência do DER/RN

A integração entre as ações municipais e estaduais é fundamental para melhorar a mobilidade em Natal. A prefeitura conseguiu dar o primeiro passo ao organizar o sistema urbano, mas sem que o DER assuma sua parte no processo, o resultado prático fica aquém do esperado.

Anteriormente, a coluna MOBILIDADE EM FOCO há havia destacado a ingerência do DER/RN, que não orientou os operadores do transporte sobre uma mudança simples – e com o propósito de melhorar tanto a vida dos usuários do transporte público, quanto o tráfego da região, que enfrenta muitos congestionamentos.

Fotos: Arquivo/POR DENTRO DO RN

thiago martins

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins é jornalista formado pela UFRN e há 15 anos dedica-se ao estudo e à cobertura do setor de mobilidade urbana. Escreve sobre o tema desde o início da carreira, colaborando com portais de notícias especializados e acompanhando de perto as transformações na mobilidade ativa, no setor de transportes e na infraestrutura urbana. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado