Por Thiago Martins – thiagolmmartins@gmail.com
Mobilidade em Pauta

Uma idosa sofreu um acidente na Coophab, quando um veículo do transporte alternativo que atende as linhas de Nova Parnamirim iniciou a partida enquanto ela ainda estava descendo do mesmo. O caso teria ocorrido nesta quarta-feira (17) e foi repercutido na página “Na Coophab”, que apresenta informações da região.

De acordo com relato publicado nas redes sociais, o incidente “quase causou algo pior”, e usuários apontam que esse tipo de situação – paradas erradas, falta de atenção do motorista, embarque fora da parada correta – tem se tornado frequente.
O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) estabelece prioridade para idosos ao embarcar e desembarcar de veículos de transporte público. A lei exige que motoristas atuem de modo a assegurar esse direito, mas relatos apontam que muitos alternativos não cumprem essa regra.
Vários comentários de usuários do Instagram abordam situações semelhantes por parte dos alternativos que atendem a região.
“Eu já prestei socorro alguns meses atrás a uma senhora que o alternativo saiu enquanto eka descia na Olavo …ppr sorte meu irmão vinha dirigindo bem devagar e parwmos imediatamente. A idosa inclusive fazia pouco tempo que recuperava de uma cirurgia. Não são todos, mas a maioria não respeita.”
“Ja aconteceu comigo eu vinga da coophab e na parada da lateral do Midway, o motorista deu partida eu ainda estava no último degrau pra descer .eu fui um esforço enorme para não cair, foi por irresponsabilidade do motorista. Ele estava com pressa. Nao ando mais de alternativo.”
Usuários também reclamam da falta de respeito aos idosos por parte dos alternativos, que preferem não transportá-los:
“Isso é gravíssimo!!! A maioria dos motoristas não gosta,de transportar idoso eu uso a carteira e está semana presenciei um motorista da L 2 desrespeitando idoso.”
“Minha mãe tem 67 anos e pediu parada e o motorista não quis levá ela porque ela não paga mais”
Outro comentário aponta que os motoristas das linhas costumam dirigir utilizando o celular:
“A maioria deles ficam no celular e no volante”
Problemas estruturais no transporte intermunicipal
Relatos dos usuários de Nova Parnamirim fazem coro com denúncias anteriores de falta de acesso adequado, veículos antigos e condições que colocam em risco passageiros.
Onde entra a fiscalização?
A coluna Mobilidade em Pauta tentou apurar se há investigação ou medida do DER/RN – órgão gestor de transporte do estado – diante dos relatos. Não há confirmação pública até o momento de que o veículo envolvido no acidente tenha sido autuado ou que o caso esteja sob apuração formal.
Até quando?
Com a palavra, O DER/RN.
Foto: Arquivo/Ilustração / Reprodução/Na Coophab

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN
Thiago Martins é jornalista formado pela UFRN e há 15 anos dedica-se ao estudo e à cobertura do setor de mobilidade urbana. Escreve sobre o tema desde o início da carreira, colaborando com portais de notícias especializados e acompanhando de perto as transformações na mobilidade ativa, no setor de transportes e na infraestrutura urbana. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







