Empresário critica DER/RN por “dois pesos e duas medidas” após caducidade da Empresa Alves

Empresário critica DER/RN por “dois pesos e duas medidas” após caducidade da Empresa Alves

Por Thiago Martins – thiagolmmartins@gmail.com
Mobilidade em Pauta

Após o Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) decretar a caducidade da Empresa Alves, um empresário do setor de transporte intermunicipal procurou a reportagem para denunciar a falta de isonomia nas ações do órgão. Sob condição de anonimato, ele fez um duro desabafo contra o que classificou como “dois pesos e duas medidas” na gestão do sistema intermunicipal potiguar.

Segundo o empresário, enquanto o DER age com rigor contra empresas formais, como a Alves, mantém inertes mais de 80 permissões do transporte alternativo que operam de forma irregular, principalmente na Região Metropolitana de Natal.

“A caducidade da Alves foi decretada rapidamente, mas o DER não faz o mesmo com dezenas de alternativos que circulam fora das regras, sem vistoria e sem licitação. É uma situação absurda. Existem cerca de 81 permissões vencidas ou irregulares, e o órgão simplesmente fecha os olhos”, afirmou o empresário.

Linhas irregulares apontadas

De acordo com ele, várias linhas opcionais – de todas as regiões do Estado – operam atualmente em situação irregular, inclusive com veículos sem as condições mínimas exigidas por lei. Na área intermunicipal rodoviária, ele cita como exemplo trajetos como:

  • Natal / Santa Cruz
  • Natal / João Câmara
  • Natal / Macau
  • Natal / Tenente Ananias
  • Natal / Pau dos Ferros
  • Natal / São Tomé
  • Natal / Monte Alegre

O denunciante afirma que há operadores circulando sem vistoria e sem controle efetivo do DER, representando risco tanto para os passageiros quanto para o equilíbrio do sistema.

“A fiscalização é praticamente inexistente. O que se vê é um colapso administrativo. Enquanto isso, empresas regulares, que investem e cumprem as regras, são punidas”, completou.

Questionamento sobre a gestão do DER

As críticas reforçam questionamentos à capacidade do DER/RN de gerir o transporte intermunicipal, em um cenário já marcado por operações irregulares, ônibus sucateados e ausência de licitação pública — pendência que se arrasta há décadas no Rio Grande do Norte.

Para o empresário, o problema não é apenas a fiscalização, mas a falta de critérios claros e de transparência nas decisões do órgão.

“O DER parece escolher a quem punir. Enquanto uns sofrem sanções imediatas, outros operam livremente, mesmo com irregularidades evidentes. Isso compromete o sistema e gera insegurança jurídica”, disse.

Até o momento, o DER/RN não se pronunciou sobre as críticas e nem confirmou se há processos em andamento para apurar as situações citadas.

Foto: Arquivo

thiago martins

Sobre Thiago Martins, colunista do Por Dentro do RN

Thiago Martins é jornalista formado pela UFRN e há 15 anos dedica-se ao estudo e à cobertura do setor de mobilidade urbana. Escreve sobre o tema desde o início da carreira, colaborando com portais de notícias especializados e acompanhando de perto as transformações na mobilidade ativa, no setor de transportes e na infraestrutura urbana. É proibida a reprodução total ou parcial deste texto sem autorização do autor e sem a inserção dos créditos, de acordo com a Lei nº 9610/98.

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado