Alunos realizam simulação da OMS para discutir desafios globais da saúde

Alunos realizam simulação da OMS para discutir desafios globais da saúde

Projeto da Casa Escola busca aproximar estudantes dos debates internacionais sobre desigualdade, cooperação e políticas públicas

Alunos realizam simulação da OMS para discutir desafios globais da saúde

Com o fim da COP 30, debates sobre cooperação internacional e questões globais continuam mobilizando iniciativas pelo país. Em Natal, estudantes do 8º e 9º anos da Casa Escola se preparam para realizar, na próxima sexta-feira (28), a simulação de uma Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS), atividade que integra o projeto “Casa Escola Model United Nations (MUN)”.

Inspirado nos modelos oficiais de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto desafia os alunos a assumirem o papel de diplomatas e representantes de diferentes países. O tema escolhido para esta edição dialoga com as discussões sobre justiça social, impactos das mudanças climáticas na saúde pública e desigualdades globais, pautas que ganharam centralidade nas últimas semanas, durante a COP.

De acordo com a professora de Geografia, Vanessa Lourenço, a preparação começou ainda no início do ano letivo, com pesquisas, análises de indicadores e estudos sobre os diferentes sistemas de saúde praticados pelo mundo. A proposta é interdisciplinar e envolve, além de Geografia, disciplinas como História, Ciências, Língua Portuguesa e Inglês, com o objetivo de garantir um aprendizado integrado e contextualizado.

“Queremos promover a compreensão do funcionamento dos organismos internacionais e o papel da cooperação entre países na solução de problemas globais de saúde. Assim, os estudantes exercitam a escuta ativa, o debate respeitoso e a clareza na exposição de ideias, aprimorando suas competências orais, escritas e socioemocionais de forma integrada e significativa.”, destaca Vanessa.

Ela explica que, para embasar as discussões, os alunos analisaram documentos oficiais, discursos da ONU e da OMS, além de dados socioeconômicos dos países que irão representar. O grupo também participou de uma palestra com a médica infectologista e professora da UFRN, Carolina Damásio, que compartilhou experiências em projetos internacionais de saúde pública.

A dinâmica inclui, ainda, a elaboração de discursos, posicionamentos diplomáticos, documentos oficiais e estratégias de negociação, simulando o funcionamento real de uma assembleia global. 

Alunos realizam simulação da OMS para discutir desafios globais da saúde
Alunos realizam simulação da OMS para discutir desafios globais da saúde

Formação para a cidadania

Para a diretora da Casa Escola, Priscila Griner, a simulação reforça princípios da proposta pedagógica da instituição, que tem como foco a formação integral de crianças e adolescentes. Nesse sentido, segundo ela, a atividade oferece aos alunos a oportunidade de experimentar, na prática, processos de tomada de decisão coletiva e busca fortalecer habilidades como diálogo, pesquisa qualificada e análise crítica.

“É muito mais do que promover a compreensão dos mecanismos de cooperação internacional. Nosso intuito é estimular a participação dos alunos como cidadãos conscientes e críticos. E para isso, eles precisam pesquisar, dialogar, negociar e sustentar argumentos diante de dilemas reais. É um exercício de compreensão sobre como fatores políticos, sociais e culturais influenciam decisões que afetam milhões de pessoas”, avalia.

O projeto se alinha ao tema anual da escola, “Cenários Invisíveis”, que propõe reflexões sobre questões estruturais muitas vezes pouco visíveis no cotidiano, como desigualdades em saúde e impactos globais das mudanças climáticas.



Serviço:O quê: Simulação da Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Quando: sexta-feira (28)
Horário: 9h às 12h30
Onde: Casa Escola – Rua João Alves Flor, 3711 – Candelária

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Influenciadora Simone Maniçoba morre após procedimento estético Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber