Aumento supera inflação prevista e é influenciado pelo orçamento da CDE
A conta de luz deve ter alta de até 7% em 2025, índice acima da inflação estimada para o ano, projetada em 4,4% pelo IPCA. A previsão consta na edição mais recente do InfoTarifa 2025, divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O reajuste é impulsionado principalmente pelo aumento no orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), fundo que financia ações como a tarifa social e o programa Luz para Todos. A CDE, abastecida por cobranças nas faturas de energia, multas e repasses do Tesouro Nacional, terá orçamento de R$ 49,2 bilhões em 2025.

A alta das quotas do fundo, especialmente nas rubricas “Uso” e “Geração Distribuída”, fez com que os Encargos Setoriais respondessem por 4,1% do impacto médio total na tarifa projetada para o próximo ano.
Para 2026, a Aneel projeta orçamento de R$ 52,6 bilhões para a CDE, o que representa incremento de 7% e tende a manter pressão sobre os custos para os consumidores. A proposta será analisada pela diretoria da agência na terça-feira (9).
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







