Empreendedorismo feminino cresce 53% no RN e impulsiona economia local

Empreendedorismo feminino cresce 53% no RN e impulsiona economia local

Da capital ao interior, registro de mulheres como MEI avança e histórias evidenciam força do empreendedorismo que começa com rede de vendas diretas

Empreendedorismo feminino cresce 53% no RN e impulsiona economia local

O empreendedorismo feminino vive um avanço expressivo no Rio Grande do Norte. Dados do Sebrae-RN mostram que, entre 2021 e 2024, o número de novos cadastros de Microempreendedor Individual (MEI) feitos por mulheres saltou de 10.298 para 15.793, um aumento de 53%. Somado a isso, outras 4.061 empreendedoras já formalizaram suas atividades apenas nos primeiros meses de 2025.

Hoje, em um universo de cerca de 118 mil negócios ativos no estado, 42% das empresas potiguares têm mulheres como sócias majoritárias. O avanço do gênero, visível nas estatísticas, está presente tanto na capital quanto no interior do interior do RN. Em Serra Caiada, por exemplo, a trajetória de Luciana Lins, 40 anos, ilustra como o empreendedorismo pode transformar vidas. 

No caso dela, tudo começou há uma década, como integrante de uma rede de vendas direta de uma marca de lingerie potiguar. O que parecia um caminho modesto, comercializando peças de porta em porta, se tornou base para sua independência financeira e para a consolidação de um negócio próprio que hoje é uma das maiores lojas de moda íntima da cidade. 

“Ao longo da minha trajetória, fui entendendo que o meu trabalho não se resume a vender lingerie. A cada atendimento, percebia como minha atuação podia transformar a autoestima de outras mulheres, e isso se tornou uma das partes mais especiais da minha rotina. Além disso, fazer parte de uma rede que acolhe, incentiva e abre portas fez toda a diferença na minha caminhada, impulsionando meu crescimento pessoal e profissional”, relata.

Enquanto isso, na capital do estado, Nilda Ribeiro é consultora da mesma marca há seis anos, e também conseguiu mudar a sua história a partir da independência financeira. Ela conta que o seu encontro com a possibilidade de ser consultora proporcionou a realização de sonhos e projetos. 

“Antes de conhecer a marca, eu era apenas CLT, tinha uma renda restrita ao pagamento das despesas básicas, não sobrava. Hoje, consigo realizar metas que antes pareciam distantes, por isso, defendo que revender é uma ponte para vencer e alcançar a estabilidade financeira, e acima de tudo, um meio de alcançar e restabelecer a autoestima feminina”, relata. 

Empreendedorismo feminino cresce 53% no RN
Empreendedorismo feminino cresce 53% no RN

Geração de empregos

No total, os pequenos empreendimentos representam aproximadamente 36,6% do PIB estadual e geram a maior parte das vagas formais de trabalho, tendo sido responsáveis por 71,4% dos novos empregos criados em 2024, ainda de acordo com o Sebrae-RN. Na loja de Luciana, são duas funcionárias diretas, e ela pretende contratar mais uma para reforçar a equipe na temporada de final de ano. 

O crescimento de empreendedoras como Luciana é acompanhado de perto pela marca potiguar com a qual ela iniciou sua trajetória, a Del Rayssa, que conta com 8 mil consultoras em seu time. Para a fundadora, Fátima Menezes, essas histórias confirmam o papel do empreendedorismo feminino no desenvolvimento econômico.

“Histórias como a de Luciana mostram claramente que desenvolvimento econômico e empoderamento feminino caminham juntos. Acredito muito no modelo de vendas diretas; quando ele vem acompanhado de capacitação e de uma rede que coopera de verdade, se transforma em uma ferramenta poderosa para gerar autonomia, dignidade e impacto social, especialmente nas regiões do interior, onde cada oportunidade faz ainda mais diferença”, finaliza.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado