Evento gratuito na orla de Ponta Negra registra recorde de público e amplia acesso para pessoas com deficiência
A programação do Natal em Natal reuniu cerca de 100 mil pessoas na noite deste domingo (28), na orla de Ponta Negra, em Natal. O número representa o maior público registrado nos quatro primeiros dias do evento, que contou com apresentações gratuitas de artistas nacionais e regionais, além de estrutura voltada à acessibilidade, segurança e conforto do público.
Entre os presentes, estavam pessoas que acompanharam os shows desde as primeiras horas. Maicom Silveira chegou cedo e permaneceu próximo à grade em frente ao palco para assistir, pela primeira vez, ao show do cantor baiano Léo Santana. “É mágico para mim estar aqui”, disse. Ingrid Andrade também acompanhou toda a programação, utilizando o espaço reservado às Pessoas com Deficiência (PCD). “Muito agradecida pela oportunidade. Cheguei no começo e só saio no fim”, afirmou.
Já Marcos Cosme optou por um espaço mais afastado da área de maior concentração de público. Ele levou a esposa e o bebê de nove meses para assistir aos shows no calçadão, em um local mais tranquilo, acompanhando a programação de forma confortável.

A Prefeitura do Natal destinou uma área específica no calçadão para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, com visão direta para o palco. A cadeirante Mayanna Costa destacou a importância da iniciativa. “Facilitou muito para nós. O espaço PCD é importante, mas o acesso é mais difícil quando fica na areia. Antes de vir, perguntei ao vereador Técio Tinoco, que também é cadeirante, se haveria uma área específica no calçadão. Só então vim”, relatou.
Além do público que acompanhou os shows, a programação proporcionou experiências diferenciadas. Luciana Costa e o filho, Nicolas Matheus, de nove anos, com Síndrome de Down, tiveram acesso ao camarim do cantor Léo Santana. “Somos fãs. Escuto Léo desde a adolescência e meu filho também gosta muito. Foi um sonho que nunca pensamos realizar”, contou. Nicolas também comentou o encontro: “Ele foi muito legal”.

A movimentação na orla refletiu diretamente na atividade econômica local. Clóvis Carcemiro, permissionário do quiosque 22, localizado no calçadão, informou que os shows noturnos resultaram em aumento de até 50% na renda. “Durante o dia o movimento está mais fraco, e à noite esse público garante uma renda extra”, explicou. O catador de latinhas Cícero Silva também destacou a importância da programação. “Vai ajudar na festa da família na virada do ano”, afirmou.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, esteve presente no evento, avaliou positivamente a organização e convidou a população para os próximos dias da programação. “Tem sido um sucesso de público e logística. O Natal em Natal gera renda, emprego e movimenta a economia da cidade. Ainda teremos shows na segunda, terça e na virada do ano”, declarou.

No palco, os artistas também destacaram a estrutura montada para o evento. De acordo com a secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, a estrutura foi ampliada em relação ao ano anterior. Segundo ela, houve aumento do palco, ampliação da cenografia em LED, crescimento do painel de 100 para 250 metros e expansão da área de backstage, incluindo espaço para o show de drones.
A programação da noite começou com o cantor paraibano Hiago Medeiros, que abriu os shows com piseiro. Em seguida, Priscila Freire apresentou clássicos do axé music. O cantor Léo Santana foi a principal atração da noite, seguido pela banda Calcinha Preta, que encerrou a programação. O vocalista Bell Oliver agradeceu ao público e relembrou o período em que morou em Natal.
As apresentações gratuitas do Natal em Natal seguem até o dia 31 de dezembro, na orla de Ponta Negra. Nesta segunda-feira (29), os shows começam a partir das 19h, com continuidade da programação cultural promovida pelo município.
Foto: Washington Dantas/Secom
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.







